Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Leia o trecho a seguir, extraído do site da Revista Veja.

Há várias maneiras de introduzir uma matéria jornalística. Portanto, há diversos tipos de lead. Sobre o lead acima, analise as afirmações:

I. É Informativo por resumir o essencial da matéria.

II. É Iniciativo, ou seja, chama a atenção do leitor para um ou vários aspectos particulares que apenas dão uma ideia do tema que vai ser desenvolvido, sem sintetizar o básico.

III. Pode ser classificado como lead Compensado (integral), já que sumariza os fatos principais de maneira clara e uniforme.

IV. É Circunstancial por enfatizar as circunstâncias nas quais ocorreu a história a ser narrada, dando um toque humano mais acentuado.

V. É Descritivo, apresentando uma visão do lugar onde a notícia ocorreu.

Está correto o que se afirma em:

A diagramação em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão, exige a aplicação de noções básicas de planejamento editorial e visual que seguem quatro princípios básicos: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste. O contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página, criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. O ideal é que o leitor sempre seja capaz de, imediatamente, compreender exatamente o que o material representa. Quanto ao seu emprego, analise as afirmações:

I. O contraste pode ser trabalhado por meio de fontes: corpo da letra, peso, como também por uso de fios, espaçamento, fundos etc.

II. Pode-se alcançar o contraste de várias maneiras: uma letra grande pode se contrastar com uma pequena; uma textura lisa com uma áspera, um elemento horizontal com um vertical, linhas espaçadas com linhas juntas.

III. Pode-se usar um fio fino com um grosso ou uma cor fria com uma quente, como por exemplo, azul com verde.

Está correto o que se afirma em:

A comunicação Interna dentro de uma organização é de fundamental importância.Ela compreende a troca de informações entre a organização e os funcionários para que as atividades sejam orientadas no sentido de melhorar o clima organizacional e promover a integração dos funcionários entre si e com a empresa. Em geral, a comunicação se dá por meio de dois canais de informação: o canal de informação formal que é o intistucionalizado pela organização e o canal de informação informal, por meio do qual informação flui aleatoriamente sob forma de boatos, fofocas, etc.Dentro da organização, profissionais diferentes têm distintas interpretações para uma mesma informação, interpretações que são causadas pela formação cultural e intelectual de cada um, formação, filosofia de vida, entre outras. Na busca da gestão da qualidade, muitas organizações adotam inúmeras providências para a uniformização das interpretações. As mais frequentes são:
I.Aperfeiçoamento do canal de informação formal.
II.Treinamento e condicionmento dos profissionais.
III.Melhor tratamento dos dados na produção das informações.
IV.exclusão do canal de informação informal.



Dentro do contexto apresentado, qual(is) a (s) providência(s) mais indicada(s) para resolver o problema das interpretações diferentes?

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Na prática, a comunicação interna e a comunicação administrativa se confundem, substituindo-se.

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

Quando se diagrama um texto no InDesign, não é possível separá-lo em duas colunas.

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O Photoshop dispõe de recursos específicos para a correção da cor das imagens.

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O programa InDesign é utilizado para a produção de ilustrações vetoriais.

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização, haja vista que é por meio dela que se garante a divulgação dos objetivos a serem cumpridos pelos empregados.

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

Ilustrator e CorelDraw são programas utilizados em design gráfico.

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Os meios utilizados na comunicação interna restringem-se aos tangíveis, como os boletins internos ou jornais murais, que asseguram às empresas resguardo contra eventuais ações trabalhistas.

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação administrativa viabiliza todo o sistema organizacional por meio de fluxos e redes.

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O Page Maker é o programa ideal para o desenvolvimento de logomarcas.

A respeito das relações entre comunicação e sociedade, julgue os itens de 58 a 64.

Os meios de comunicação se constituem, atualmente, em um espaço privilegiado de exercício da política partidária, funcionando como uma arena para a expressão de ideias egarantindo visibilidade a pessoas e partidos políticos.

Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.

De acordo com o pensamento de Marshall McLuhan, o rádio pode ser considerado um meio quente, pois transmite conteúdo em alta definição e estimula apenas um dos sentidos: a audição.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282