O house-organ é uma das publicações internas das empresas
ou instituições. Segundo Gaudêncio Torquato:
A publicação interna é o único veículo de comunicação
que traz mensagens cujas fontes podem ser os próprios
funcionários. Mensagens que interessam também às famí-
lias. Lendo a publicação, o trabalhador pode formar um
estado psicológico favorável ao bom desempenho de suas
atividades operacionais. E a empresa tem em mãos um
instrumento para estímulo funcional, transformando-o no
porta-voz de benefícios, promoções, serviços sociais e no
melhor meio para o estreitamento das relações humanas.
(Tratado de comunicação organizacional e política. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning)
Segundo Torquato, a publicação interna deve aproveitar
diferentes conteúdos e vários tipos de matérias. Aquelas
que tratam de regulamentos, normas, avisos, portarias são
consideradas matérias
A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar
e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial,
é correto afirmar:
I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem
aqueles que fazem nossas leis ou as executam.
II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber
propinas para obter favorecimentos.
III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar
para a sociedade que um lobby está sendo
realizado.
IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos
de viagens e contas de restaurantes, além
de outros presentes dado àqueles que são pressionados.
Está correto o que se afirma APENAS em
O ambientalismo apresenta novos padrões sociais, os
quais precisam ser entendidos para que a ecopropaganda
seja eficaz, já que tanto as empresas como os governos e
entidades ambientais só terão êxito na formulação de
ideias em comunicação se conhecerem as pessoas e
atenderem a suas necessidades, respeitando seus valores.
Não se pode ignorar a força das crenças, ideias, há-
bitos e valores, caso contrário a resistência de pessoas ou
grupos poderá determinar o fracasso de qualquer ação
empreendedora.
(GIACOMINI FILHO, Gino. O consumidor e sua inserção ecológica.
In: Ecopropaganda. São Paulo; Senac, 2004. p. 63)
Para realizar uma comunicação no sentido de promover
preceitos ambientais, como a responsabilidade social, o
consumo sustentável, e as relações da instituição com a
comunidade, é necessário dar atenção a duas figuras da
sociedade que podem ser encarnadas pelos mesmos indivíduos,
a saber, o
Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das
casas visitadas a seguinte situação:
A mulher entrevistada declarava enfaticamente que comprava as coisas para seu lar pela qualidade, em primeiro lugar, pela
confiança que tinha no fabricante, em segundo, e pelo preço, em terceiro, sem que a propaganda tivesse uma participação maior
em sua decisão do que (onde, quando e como) comprar.
Em seguida, pedia-se para que a dona de casa mostrasse sua casa, os eletrodomésticos existentes e os produtos de consumo
estocados ou em uso.
Pois bem, quase todas as mulheres que tinham se declarado pouco influenciáveis pela propaganda haviam comprado grande
parte daquilo que possuíam em casa por razões essencialmente idênticas às difundidas pelas campanhas publicitárias então
veiculadas, dos diversos produtos e utilidades domésticas.
E pode-se ter certeza de que isso foi muito mais do que apenas mera coincidência.
(SAMPAIO, Rafael: Propaganda: Arte, Ciência ou Técnica? In: Propaganda de A a Z. São Paulo: Campus, 2003. p. 24)
Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios.
Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada
Considere as seguintes normas estabelecidas no Código de Ética dos Profissionais de Propaganda:
I.Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e
progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer
outros indivíduos ou entidades.
II.A tabela de preços é pública e igual para todos os compradores, dentro de iguais condições, incumbindo ao veículo
observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser
cancelado por infração deste dispositivo.
III.Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito,
porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuam-se os casos em que
a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência tenha deixado de ser reconhecida pelo veículo, do que
lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.
Identifica-se que o fio condutor da atuação ética do profissional de Publicidade e Propaganda é
A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende
O analfabeto do futuro
Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar. Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos. Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década. Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro. Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações). Com referência ao texto O analfabeto do futuro, julgue os itens a seguir.
De modo a convencer o leitor a respeito de seu ponto de vista, a autora amplia o conceito tradicional de analfabetismo como a incapacidade de escrever informações básicas para um conceito moderno segundo o qual analfabeto é o indivíduo desprovido de habilidade de expressar ideias de modo claro e organizado.
Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.
Ao tecer considerações acerca do perfil do leitor bem-sucedido, a autora constrói um texto digital com função essencialmente estética por destinar-se principalmente ao entretenimento de seu leitor.
Diferentemente do texto da figura III, o texto veiculado na página da Internet da figura II progride de forma não linear, visto que, para buscar aquilo de que necessita, o leitor deve ler as informações indicadas nas janelas e, em seguida, inserir os dados que alimentarão a busca pelo livro desejado.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.
A bidirecionalidade e a multiplicidade de conexões são características das novas tecnologias interativas.
No que se refere ao texto literário típico da cultura de massa, julgue os itens a seguir.
A análise do conteúdo artístico da literatura de massa é fundamental para que se possa estimular a leitura.
Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue os próximos iten
A chegada da Internet de banda larga trouxe ao meio rádio avanços tecnológicos que resultaram no rádio virtual ou web rádio, possibilitados pela transformação da chamada unimídia em plataforma multimídia, a qual permite a transmissão de imagens virtuais juntamente com o som.
Julgue os itens subsequentes, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.
A ressocialização de autores de delitos deve ser iniciada com o encaminhamento do indivíduo infrator a um único profissional habilitado a lidar com as várias dimensões socioculturais relativas a esse tipo de atendimento.
A respeito da relação entre usos e propósitos da comunicação e da função sociocomunicativa dos gêneros textuais, julgue os próximos itens.
A parábola é um recurso retórico e estilístico adequado a situações em que o orador, ao tomar por base certos princípios morais, tem como propósito a persuasão.
O rádio na internet ganhou nova dimensão com transformações em suas características e nas possibilidades
de linguagem para os diferentes conteúdos veiculados. Sobre a relação do rádio com a internet, analise as
afirmativas.
I - A instantaneidade e o imediatismo tendem a prevalecer sobre as possibilidades de multimidialidade,
pois a eficácia do discurso sonoro depende da recepção da mensagem no momento de sua emissão.
II - A incorporação de componentes multimídia pela web favorece a ampliação do alcance de sintonia e da
diversificação da audiência.
III - A internet beneficia a relação com o ouvinte ao permitir maior interatividade, novas formas de
portabilidade e maior independência em relação à instantaneidade.
IV - Há uma tendência pela valorização da individualidade do ouvinte por meio de recursos como o
playlist, como alternativa à programação aberta tradicional.
Está correto o que se afirma em