Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 816 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Comparando os veículos de comunicação tradicionais – impressos e eletrônicos – com a internet, é possível

generalizar algumas características que ora os aproximam, ora os distanciam. A esse respeito, marque V para

as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em relação ao conteúdo da mensagem, a imprensa escrita possui potencial idêntico ao rádio e à

televisão para explicar e analisar a informação. Em relação à internet, o conteúdo impresso é superior

e mais aprofundado por dispor de mais espaço para a mensagem.

( ) A velocidade de distribuição da mensagem nos meios impressos é a menor em relação aos outros

meios. Com o fenômeno da convergência digital e uso de tecnologias avançadas, é possível que rádio,

televisão e internet alcancem limites semelhantes de imediatismo e instantaneidade.

( ) Os veículos impressos possuem um público mais específico e culto do que o rádio e a televisão. Na

internet, a exclusão digital e fatores econômicos podem limitar o acesso de usuários.

( ) O potencial de formar opinião pública é maior na internet e na imprensa escrita devido ao semelhante

caráter informativo que possuem esses meios, enquanto rádio e televisão possuem maior potencial

opinativo e interpretativo.

Assinale a sequência correta.

No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do

assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,

assinale a afirmativa INCORRETA.

No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

As experiências de ouvidoria nos órgãos públicos brasileiros

se enquadram entre os mecanismos de prestação de contas e

responsabilidade social. Essas experiências visam fortalecer o

exercício da cidadania.

Considerando que um fotógrafo profissional tenha divulgado, na Internet, fotografias da intimidade de um artista sem autorização do retratado, julgue os itens subsequentes.

Os meios de comunicação social eletrônica também devem

observar o art. 221 da CF, no qual se lê que o respeito aos

valores éticos e sociais da pessoa e da família faz parte dos

princípios da produção e da divulgação por meio desses

veículos.

Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.

A relação entre a organização e os veículos de comunicação é

facilitada pela assessoria de comunicação, a quem cabe o papel

de orientar o cliente sobre o que pode ser notícia, interessando

ou não aos veículos e à sociedade.

Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.

As condições de existência de uma organização, bem como a

direção de seu movimento, são definidas pela comunicação que

ocorre interna e externamente, visto que a comunicação é um

elemento vital no processamento das funções administrativas

de uma organização.

No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A empresa pode se utilizar de inúmeros instrumentos, entre

eles o house organ, comumente chamado de jornal da empresa,

para divulgar para seu público interno informações sobre a

organização.

O media training é um instrumento utilizado para o preparo

dos assessorados no seu trato e relacionamento com a

imprensa de modo geral, sendo fundamental essa forma-

ção principalmente nos momentos de gerenciamento de

crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um

novo trabalho de assessoria de comunicação. O media

training deve ser feito

O merchandising pode ser definido como a ação feita no

ponto de venda com o intuito de

O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa

quantitativa é

As fases de uma campanha publicitária são

Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são

No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.

Os fenômenos de domínio tecnológico intrínsecos à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são do âmbito de conhecimento da comunicação social.

No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.

Por serem amplamente acessíveis, podem ser classificados como meios de comunicação de massa os jornais, as revistas, o cinema, a televisão, o rádio, os websites, os telefones, os CDs, os DVDs e os videocassetes.

Acerca das disposições legais em torno da manifestação do pensamento e da informação no Brasil, julgue os itens a seguir

Uma das consequências da revogação da chamada Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009, foi a extinção de penas de prisão específicas para jornalistas, uma vez que a Constituição Federal ainda não foi regulamentada no que se refere aos chamados crimes de honra.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282