Comparando os veículos de comunicação tradicionais – impressos e eletrônicos – com a internet, é possível
generalizar algumas características que ora os aproximam, ora os distanciam. A esse respeito, marque V para
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em relação ao conteúdo da mensagem, a imprensa escrita possui potencial idêntico ao rádio e à
televisão para explicar e analisar a informação. Em relação à internet, o conteúdo impresso é superior
e mais aprofundado por dispor de mais espaço para a mensagem.
( ) A velocidade de distribuição da mensagem nos meios impressos é a menor em relação aos outros
meios. Com o fenômeno da convergência digital e uso de tecnologias avançadas, é possível que rádio,
televisão e internet alcancem limites semelhantes de imediatismo e instantaneidade.
( ) Os veículos impressos possuem um público mais específico e culto do que o rádio e a televisão. Na
internet, a exclusão digital e fatores econômicos podem limitar o acesso de usuários.
( ) O potencial de formar opinião pública é maior na internet e na imprensa escrita devido ao semelhante
caráter informativo que possuem esses meios, enquanto rádio e televisão possuem maior potencial
opinativo e interpretativo.
Assinale a sequência correta.
No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do
assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,
assinale a afirmativa INCORRETA.
No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.
As experiências de ouvidoria nos órgãos públicos brasileiros
se enquadram entre os mecanismos de prestação de contas e
responsabilidade social. Essas experiências visam fortalecer o
exercício da cidadania.
Considerando que um fotógrafo profissional tenha divulgado, na Internet, fotografias da intimidade de um artista sem autorização do retratado, julgue os itens subsequentes.
Os meios de comunicação social eletrônica também devem
observar o art. 221 da CF, no qual se lê que o respeito aos
valores éticos e sociais da pessoa e da família faz parte dos
princípios da produção e da divulgação por meio desses
veículos.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
A relação entre a organização e os veículos de comunicação é
facilitada pela assessoria de comunicação, a quem cabe o papel
de orientar o cliente sobre o que pode ser notícia, interessando
ou não aos veículos e à sociedade.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
As condições de existência de uma organização, bem como a
direção de seu movimento, são definidas pela comunicação que
ocorre interna e externamente, visto que a comunicação é um
elemento vital no processamento das funções administrativas
de uma organização.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A empresa pode se utilizar de inúmeros instrumentos, entre
eles o house organ, comumente chamado de jornal da empresa,
para divulgar para seu público interno informações sobre a
organização.
O media training é um instrumento utilizado para o preparo
dos assessorados no seu trato e relacionamento com a
imprensa de modo geral, sendo fundamental essa forma-
ção principalmente nos momentos de gerenciamento de
crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um
novo trabalho de assessoria de comunicação. O media
training deve ser feito
O merchandising pode ser definido como a ação feita no
ponto de venda com o intuito de
O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa
quantitativa é
As fases de uma campanha publicitária são
Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.
Os fenômenos de domínio tecnológico intrínsecos à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são do âmbito de conhecimento da comunicação social.
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.
Por serem amplamente acessíveis, podem ser classificados como meios de comunicação de massa os jornais, as revistas, o cinema, a televisão, o rádio, os websites, os telefones, os CDs, os DVDs e os videocassetes.
Acerca das disposições legais em torno da manifestação do pensamento e da informação no Brasil, julgue os itens a seguir
Uma das consequências da revogação da chamada Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009, foi a extinção de penas de prisão específicas para jornalistas, uma vez que a Constituição Federal ainda não foi regulamentada no que se refere aos chamados crimes de honra.