No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
A relação do assessorado, seja ele pessoa física ou jurídica,
com os veículos de comunicação, deve ser coordenada pelo
assessor, não envolvendo o cliente a fim de garantir sua
integridade; cabendo à assessoria de imprensa definir quais os
tópicos de interesse dos veículos e o que deverá ser divulgado.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
Ao conceder uma entrevista a um repórter, o assessorado e sua
assessoria de imprensa têm o direito de avaliar o conteúdo da
matéria antes de sua publicação, a fim de decidir sobre o que
será publicado.
Em relação às mídias digitais e às mídias sociais, julgue os itens subsecutivos.
O uso do aplicativo WhatsApp por veículos noticiosos pode
ser compreendido como uma ferramenta na produção
colaborativa de notícias.
O analfabeto do futuro
Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar. Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos. Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década. Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro. Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações). Com referência ao texto O analfabeto do futuro, julgue os itens a seguir.
No texto, as relações de espaço e tempo se confundem, uma vez que a comparação entre passado e futuro dificulta a compreensão do contexto sócio-histórico-cultural em que o texto foi produzido.
A fim de melhor atender aos propósitos comunicativos dos textos apresentados, seria recomendável que os usuários da biblioteca digital fossem orientados para acessá-la por meio de um manual de instruções bem detalhado, e que eventuais discussões acerca de discriminação e exclusão digital se dessem por meio de SMS (short message service)
Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.
As novas tecnologias permitem a redução do uso de matérias-primas, do consumo de energia e da participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final.
No que se refere ao texto literário típico da cultura de massa, julgue os itens a seguir.
A compreensão dos significados dos textos literários e a capacidade para interpretá-los são habilidades próprias dos adolescentes, que as desenvolvem na fase em que geralmente estão em séries/anos finais do ensino fundamental.
Julgue os itens subsequentes, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.
A interdisciplinaridade, entendida como estratégia de complementaridade de conhecimentos diversos e de cooperação entre profissionais de diferentes áreas, facilita a discussão/abordagem de problemas complexos, como, por exemplo, o consumo de drogas ilícitas.
Julgue os itens subsequentes, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.
Embora a objetividade absoluta seja um mito, especialmente no que diz respeito ao uso da língua e da linguagem, o autor de um texto de conteúdo informativo deve elaborar essa matéria da forma mais objetiva possível, de modo a evitar a apresentação aos leitores de um produto parcial ou tendencioso.
A respeito da relação entre usos e propósitos da comunicação e da função sociocomunicativa dos gêneros textuais, julgue os próximos itens.
A paródia é a estilização evocativa e enaltecedora de personagens ou de personalidades de conduta modelar, a quem se quer atribuir feitos exemplares.
Considerando as possibilidades da comunicação pela internet, assinale a afirmativa INCORRETA.
Quanto a seus objetivos, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária estabelece normas éticas
aplicáveis à publicidade e propaganda. Assinale a alternativa que apresenta atividade excluída dessa
regulamentação.
Os estudos teóricos sobre a Comunicação de Massa datam do início do século XX. As correntes de
pensamento se alinharam em torno de escolas que marcaram essas pesquisas nos principais centros ao redor
do mundo. Em relação às correntes de pensamento, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.
Em relação às diretrizes da comunicação na administração pública, assinale a afirmativa correta.
A comunicação externa deve atentar ao público-alvo da organização, focando nos interesses da empresa bem
como nas oportunidades que podem surgir do contato com veículos de comunicação. Desse modo, um plano
de comunicação estabelece princípios para a escolha e conduta do representante público de uma
organização. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.