Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
Identidade institucional é a percepção do público a respeito de
uma empresa; a imagem institucional, por sua vez, é o que a
instituição é, faz e expressa.
No momento em que um telejornal está sendo apresentado,
a sala de controle na qual se encontram o editor-chefe
e o sonoplasta recebe o nome de
As redações dos veículos recebem diariamente centenas
de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação.
Para certificar-se de que o material enviado foi
recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional
que deve ser utilizado é o
Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas,
rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado
aos profissionais dos vários veículos é correto
afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,
Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos,
requerem por parte da assessoria de comunica-
ção um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos
como press kit, releases e boletins. O envio do último
deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das
Agências de Comunicação), deve
Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade
institucional.
I.A identidade institucional é uma declaração da pró-
pria organização sobre como ela se apresenta à
sociedade, com visão, missão, valores, compromissos
etc.
II.A imagem institucional é a forma como os diferentes
públicos de uma organização a percebem,
assim como seus produtos e/ou serviços.
III.Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem
institucional é um objetivo tático do planejamento
cuja persecução é opcional e de pouco impacto.
IV.A imagem institucional é uma parte integrante do
planejamento de comunicação institucional, podendo
as formas de sua persecução ser definidas em
planos específicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
No que tange à comunicação com os diversos setores
(executivo, administrativo e operacionais) de uma organização,
os departamentos de Recursos Humanos - RH e
Relações Públicas - RPs atuam
Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.
O gênero digital reproduzido na figura exemplifica a relação entre interlocutores na comunicação da era tecnológica, uma vez que possibilita a imediata participação do leitor no processo comunicativo.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.
O desenvolvimento da tecnologia moderna e o processo de globalização tornaram as economias internas dos países mais autônomas com relação à economia mundial por permitirem maior competitividade no mercado internacional.
Com relação à função social das novas tecnologias, julgue os itens seguintes.
No que se refere à informática na educação, a relação com o outro deve ser explorada por meio das tecnologias facilitadoras dos processos de autonomia e autoconhecimento do indivíduo.
Com referência aos gêneros digitais e à comunicação tecnológica, julgue os itens subsequentes.
À medida que aumenta o envolvimento dos usuários com o hipertexto, também cresce a experimentação de novas maneiras de verbalização, antes excluídas de outros ambientes e instituições.
Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue os próximos iten
O web rádio caracteriza-se pela transposição fiel de conteúdos do meio rádio para computadores e telefones digitais, ao passo que o webjornalismo pode ser entendido como a reprodução dos noticiários radiofônicos adaptados para o ambiente digital.
Considerando que a organização e a progressão de tipos diferentes de narrativa requerem diferentes estruturações, julgue os itens subsecutivos.
Na elaboração de uma narrativa de acontecimentos não ficcionais, o autor, para manter a natureza documental do texto, deve evitar o uso de técnicas de redação próprias da estrutura de gêneros literários narrativos como o conto, a novela e o romance.
Com referência aos gêneros digitais, julgue os itens que se seguem.
Em um contexto de interatividade colaborativa em rede, um interlocutor de mensagens pode assumir a condição de coautor no caso de elaboração de conteúdos online.
Com referência aos gêneros digitais, julgue os itens que se seguem.
Marketing viral é uma estratégia ilícita de envio de arquivos maliciosos, geralmente relacionados à oferta de produtos, bens ou serviços.