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Folha de respostas:

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Como instrumento largamente utilizado na produção da informação e da comunicação por meios digitais, o

padrão MPEG possibilita a compressão, descompressão, processamento e codificação de

O Código de Ética da Radiodifusão Brasileira estabelece condutas, responsabilidades e princípios que

devem ser seguidos por emissoras de Rádio e Televisão, de forma a contribuir para a formação política,

social e cultural da população. Em relação ao que é estabelecido nos princípios gerais desse código, assinale

a afirmativa INCORRETA.

Considerando o processo histórico e a pesquisa em Comunicação, a Teoria Hipodérmica situa-se no período

entre as duas guerras mundiais, marcado por governos totalitários e pela difusão em larga escala dos meios

de comunicação de massa. Sobre as características dessa teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e

F para as falsas.

( ) Preocupa-se com os efeitos da mensagem sobre a chamada sociedade de massa.

( ) Considera as perspectivas individuais e do contexto na assimilação da mensagem.

( ) Afirma que a mensagem passa por vários filtros, de caráter social, antes de ser assimilada pelo indivíduo.

( ) Considera que a mensagem é recebida da mesma forma e sem resistência por um conjunto homogêneo de indivíduos.

Assinale a sequência correta.

O Streaming é uma tecnologia que vem mudando a relação dos veículos de comunicação com a informação

pelas possibilidades que traz como ferramenta de produção de conteúdo para a internet. Assinale a definição

de streaming.

Na publicidade, qual expressão em inglês define o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou

peça de comunicação?

É possível que a assessoria de imprensa de uma organização se veja em um momento delicado ao precisar

lidar com situações de crise quando o assunto envolve denúncia ou investigação da imprensa. Esse é um

cenário desfavorável para o assessor, que deve agir pautado por princípios éticos. Em relação a um cenário

de crise, analise as afirmativas.

I - É recomendável que o assessor aja com transparência e bom senso, procurando um equilíbrio entre o

atendimento à imprensa e o resguardo da fonte.

II - O bom profissional de assessoria deve privilegiar o repasse de informações à imprensa, colocando-se

como porta-voz, para blindar a boa imagem da organização que representa.

III - Caso a fonte não queira falar com a imprensa, cabe à assessoria a tarefa de criar opções à entrevista,

como a redação de um comunicado oficial a ser distribuído à imprensa redigido de acordo com o ponto

de vista da fonte e do órgão denunciado.

Está correto o que se afirma em

No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

O ouvidor, que atuou durante o período colonial brasileiro,

pode ser considerado antecessor dos modernos ombudsmen.

As empresas de rádio possuem em seu quadro funcional

um profissional chamado radioescuta. Entre suas várias

funções, destaca-se, como a principal, a audição das

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem

inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:

I.Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com

os vários veículos de imprensa.

II.Cuidar da organização e convocação das entrevistas

coletivas que forem necessárias ao assessorado.

III.Sugerir temas para elaboração de artigos ou

matérias que despertem o interesse da imprensa.

IV.Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando

artifícios não retóricos.

Está correto o que se afirma em

Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental

no gerenciamento de situações de crise que podem

trazer problemas não só para a instituição como também

atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a

empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria

de comunicação, devem atuar para dar as respostas

impostas pela situação. Entre as possíveis causas de

situações de crise descritas acima, NÃO se inclui

O planejamento de comunicação institucional tem caráter

essencialmente

Considere as seguintes informações de um órgão ou entidades

integrantes da Administração direta dos Poderes

Executivo, Legislativo (incluindo Cortes de Contas), Judiciário

e do Ministério Público:

I.Registro de competências e estrutura organizacional,

endereços e telefones das respectivas unidades

e horários de atendimento ao público;

II.Registros de quaisquer repasses ou transferências

de recursos financeiros;

III.Registros das despesas;

IV.Informações concernentes a procedimentos licitató-

rios, inclusive os respectivos editais e resultados,

bem como a todos os contratos celebrados;

V.Dados gerais para o acompanhamento de programas,

ações, projetos e obras de órgãos e entidades;

e

VI.Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Estas informações devem ser disponibilizadas ao cidadão

Como é a legislação da publicidade no Brasil?

A publicidade infantil no Brasil, tema da redação do Enem neste domingo, é regida por algumas normas contidas na

Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor. No entanto, a

Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), publicada em março deste ano, é a

mais contundente por restringir a publicidade para crianças (até 12 anos, conforme o ECA).

Suas principais decisões dizem respeito ao que é abusivo na publicidade para crianças. São elementos abusivos, conforme o

texto:

- Linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores;

- Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança;

- Representação de criança;

- Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil;

- Personagens ou apresentadores infantis;

- Desenho animado ou de animação;

- Bonecos ou similares;

- Promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil;

- Promoções com competições ou jogos com apelo ao público infantil.

(Zero Hora, 9 de novembro de 2014, disponível em )

Considerando os princípios éticos atualmente admitidos entre profissionais e empresas da área de propaganda, com esta resolução

Com relação ao gênero digital representado na figura I, julgue os itens que se seguem.

Tanto na versão impressa quanto na digital, o texto reproduzido na figura alcançaria o mesmo grau de notoriedade e os mesmos objetivos devido à grande quantidade de leitores atingidos diariamente pelo jornal a que se vincula, que é de grande circulação nacional.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.

As novas tecnologias têm elevado os níveis de produtividade das empresas e têm contribuído para o aumento da demanda de profissionais especializados e da função social desses trabalhadores apesar do crescente grau de automação dos processos produtivos.

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