Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa incorreta tendo em vista a Semana de Arte Moderna de 1922:

O patrimônio do Sesc−DF consiste em seis espaços culturais, sediados no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e na Ceilândia. No que se refere a esses espaços culturais, assinale a alternativa correta.

A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta.

Em geral, utiliza−se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré−existe aos processos sociais pelos quais − em uma outra perspectiva − ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere−se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade.

Silva apud Candau, 2011. p. 245.

Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

Como parte de um dos elementos da dança, a cinesfera (kinesfera) é um elemento relacionado ao movimento corporal do dançarino, sendo adequadamente explicado como:

O romantismo enquanto modelo artístico-cultural se opunha aos modelos de arte:

A fruição artística, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes, refere-se a:

Considerado o precursor da arte abstrata, tentou traduzir a música através de suas pinturas, fazendo uma ligação cromática entre as cores e o som dos instrumentos. Suas ideias sobre o efeito psicológico das cores foram registradas no livro "Do espiritual na arte" em 1912. Essa afirmativa se refere ao artista alemão:

Os artistas brasileiros da segunda metade do século XX brindaram a arte contemporânea com técnicas, materiais e temas muito diversificados. Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro, traduziu sua paixão por elementos da natureza através do{a):

Em qual método artístico se utiliza uma placa de pedra de superfície lisa e um lápis gorduroso para a produção de uma matriz de impressão?

O tropicalismo foi um movimento cultural musical que promoveu um novo cenário para a música popular brasileira, universalizando a linguagem da MPB, incorporando elementos do rock, como a guitarra elétrica, do baião, da música erudita, entre outros. Fizeram parte desse movimento os artistas:

Surgiu como contrapondo a ideia do romantismo:

Leia com atenção:

I - Desenvolvendo pesquisas sobre três ideias (fazer, ler imagens e estudar a história da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para os alunos;

II - A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica;

III - As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país.

A ordem cronológica dos eventos acima é:

Constantin Stanislavski aliando sua experiência como ator e diretor, desenvolveu um sistema de preparação do ator. Para ele, o ator precisava ter um papel ativo no estudo do texto e chamava essa postura de Análise ativa, cuja função era analisar o material na prática. Outra ação necessária ao ator era encontrar as entrelinhas não explicitas no texto dramático, isso leva o nome de:

Leia e preencha a lacuna:

“A ruptura neoconcreta na arte brasileira data de março de 1959, com a publicação do Manifesto Neoconcreto pelo grupo de mesmo nome, e deve ser compreendida a partir do movimento concreto no país, que remonta ao início da década de 1950 e aos artistas do Grupo Frente, no Rio de Janeiro, e do Grupo Ruptura, em São Paulo. (...) O manifesto de 1959, assinado por __________________________________________________ denuncia já nas linhas iniciais que a 'tomada de posição neoconcreta' se faz 'particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerbação racionalista'. Contra as ortodoxias construtivas e o dogmatismo geométrico, os neoconcretos defendem a liberdade de experimentação, o retorno às intenções expressivas e o resgate da subjetividade."

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3810/neoconcretismo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282