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Pode-se apontar algumas características de fácil reconhecimento da arquitetura do Renascimento como a utilização de elementos clássicos, ordens arquitetônicas, sobretudo romanas, ou sejam:

Analise a obra abaixo e assinale a alternativa CORRETA que corresponde as características do movimento artístico e o autor da pintura.

A forma no desenho, na pintura ou nas demais expressões artísticas pode ser:

1) Formas Figurativas:

2) Formas Abstratas:

3) Formas Geográficas:

( ) São as formas das figuras ou imagens reais, que também chamamos de formas definidas, pois só olhando para elas já identificamos o que são. Por exemplo: uma maçã e um copo.

( ) São aquelas que desenhamos com liberdade de expressão, como já vimos nas unidades anteriores. São também chamadas de formas indefinidas. Por exemplo: Manchas

( ) Percebemos essas formas na maioria dos objetos que nos cercam, pois são projetadas a partir das figuras geométricas. Por exemplo: uma lata de ervilha tem a forma de cilindro ou, ainda, a forma de um retângulo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A respeito do frevo analise as afirmativas abaixo:

I) O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil.

II) O frevo tem origem no século XIX em Rio Grande do Sul, onde surgiu da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.

III) O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira. Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.

Assinale a alternativa abaixo:

Leia sentença e complete a lacuna a seguir:

A___________ é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX. Importante pontuar que a mesma surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições desta como música.

“Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período. Contribuíram para essas influências os estudos de psicologia cognitiva, psicanálise, gestalt, bem como os movimentos filosóficos que embasaram os princípios da __________________". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, p. 24).

Qual é o nome do movimento de renovação do ensino que o texto se refere?

Os conteúdos de Arte estão organizados de maneira que possam ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e seguem os critérios para seleção e ordenação propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte. A apresentação dos conteúdos gerais tem por finalidade encaminhar os conteúdos específicos das linguagens artísticas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que serão definidos nos ciclos correspondentes. Assim, os conteúdos gerais do ensino de Arte são:

I. A arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

II. Produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

III. A arte como expressão tecnicista.

Está incorreto o que se afirma em:

“[...] (400 a. C. – 100 d. C.) A primeira fase, no século IV a. C., está ainda ligada a grandes nomes de mestres da escultura grega: Polyklet, Praxíteles, Lysipp. Entram formas mais elaboradas e suaves, por exemplo na representação do corpo feminino. Entra também um estudo até mais teórico das proporções do corpo humano, estabelecendo um “Kanon"". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, 29).

O autor refere-se a?

Foi aprovado com unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o tombamento do conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia (SP). Foi integrado ao patrimônio cultural nacional por ser considerado como um marco da arquitetura brasileira e por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, desenvolvidas por Lina Bo Bardi. O complexo da Pompeia tornou−se uma referência arquitetônica nacional e internacional e um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da cidade de São Paulo.

Portal do Iphan, 2015 (com adaptações).

Considerando o texto acima e as medidas de proteção do patrimônio material utilizadas pelo Iphan como referência inicial, assinale a alternativa correta.

A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

No que se refere às políticas públicas de cultura, assinale a alternativa correta.

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934ƒ2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:

O timbre é uma das propriedades físicas dos sons, responsável pela:

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:

I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.

II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.

III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.

IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.

V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.

Assinale a alternativa correta:

É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:

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