
Na obra acima, a artista utilizou apenas dois elementos visuais, que são o básico para a construção de um desenho, sendo eles:
A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida pela civilização do Antigo Egito. Enquanto essa arte estava voltada para a religiosidade, a arte da Grécia Antiga ligava-se à
O Impressionismo foi um movimento artístico onde os artistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens. Este movimento artístico teve como principal expoente:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:
“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
A textura é tão importante quanto a forma, tamanho e cor. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. No Renascimento observamos texturas_____________, enquanto que no Impressionismo percebemos superfícies ___________ como nas obras de Rodin.
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália. É uma característica da pintura no Renascimento:
Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:
I. Imitar a realidade criando o real.
II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.
III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.
IV. Exaltar a liberdade humana.
Estão corretas apenas:
Para ser estabelecido um plano para o Atendimento Educacional Especializado, segundo a resolução nº 04 de 2009, é necessário:
O espaço cênico sofreu diversas mudanças enquanto um conceito desenvolvido a partir de certos aspectos, sendo que sua definição nos aspectos contemporâneos é adequadamente definida pelo (a):
Vários movimentos surgiram a partir dos manifestos e dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna de 1922, sendo muitos surgidos a partir da própria Semana ou com influência direta posterior à semana, exceto o caso do movimento:
Objetivamente, a arte paleocristã tinha por características próprias e temáticas:
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.