Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Na obra acima, a artista utilizou apenas dois elementos visuais, que são o básico para a construção de um desenho, sendo eles:

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida pela civilização do Antigo Egito. Enquanto essa arte estava voltada para a religiosidade, a arte da Grécia Antiga ligava-se à

O Impressionismo foi um movimento artístico onde os artistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens. Este movimento artístico teve como principal expoente:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “Pessoas e lugares" espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)" voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:

“Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)"

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

No Ensino Fundamental, reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

A textura é tão importante quanto a forma, tamanho e cor. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. No Renascimento observamos texturas_____________, enquanto que no Impressionismo percebemos superfícies ___________ como nas obras de Rodin.

O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália. É uma característica da pintura no Renascimento:

Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:

I. Imitar a realidade criando o real.

II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.

III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.

IV. Exaltar a liberdade humana.

Estão corretas apenas:

Para ser estabelecido um plano para o Atendimento Educacional Especializado, segundo a resolução nº 04 de 2009, é necessário:

O espaço cênico sofreu diversas mudanças enquanto um conceito desenvolvido a partir de certos aspectos, sendo que sua definição nos aspectos contemporâneos é adequadamente definida pelo (a):

Vários movimentos surgiram a partir dos manifestos e dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna de 1922, sendo muitos surgidos a partir da própria Semana ou com influência direta posterior à semana, exceto o caso do movimento:

Objetivamente, a arte paleocristã tinha por características próprias e temáticas:

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282