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No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “pessoas e lugares”, espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte, que lhe permita ser capaz de:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “materiais usados no processo de fazer Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma específica que o aluno seja capaz de:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)", voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Termo da Comédia antiga (Aristófanes) para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história, ao coração de um drama."

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:

Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:

“A prova é um instrumento avaliativo de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, os docentes precisam ter a consciência de que o que irá conduzir a sua prática é a concepção que têm do que venha a ser a avaliação da aprendizagem.”

O professor que na sua prática pedagógica tem uma concepção de avaliação, entendida como aquela que tem como propósito a modificação e a melhora contínua do aluno que se avalia, entende que a finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem, seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas. Esse professor apresenta uma concepção de avaliação:

Partindo do pressuposto de que o professor de Educação Musical necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para que assim, possa entender a(o):

As possibilidades de interação entre os conhecimentos musicais e extramusicais, tanto para o lado da prática e do estudo da música, quanto para as áreas com as quais esta interage, são as várias possíveis interfaces a serem exploradas entre o conhecimento musical as ciências humanas, exatas e biológicas. Essas interações entre as disciplinas, além de expandir as conexões e os conhecimentos interdisciplinares dos estudantes são capazes, sobretudo, de:

A Abordagem Triangular propõe um currículo abrangente, ao oferecer aos participantes um envolvimento com as artes, ensinando-lhes a olhar a arte, a utilização de técnicas de produção artística, aprendizagem das linguagens, do fazer, e entender:

As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, que são divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já as peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contêm:

A arte tem funcionalidade e propósito. Ela é dialética, comunicativa e tem muitas linguagens. Como existem muitas culturas, há muitas formas de arte que devem se relacionar reciprocamente nos programas educativos. Sendo assim, a arte representa:

Faz-se necessário no espaço escolar o acesso ao universo da dança e a desmistificação de sua imagem apenas como elemento/espetáculo folclórico, normalmente de caráter contemplativo. É preciso passar a entendê-la como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo, bem como, pela:

O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo:

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:

Assinale a alternativa com o estilo artístico e o autor da obra ―O Grito‖:

Surgido das festas realizadas em homenagem do deus do vinho, o teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia e eram rituais sagrados, procissões e recitais que aconteciam uma vez por ano, por ocasião da colheita da uva, durando muitos dias. Assinale a alternativa com o nome do deus grego a quem eram dedicados esses tributos.

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