As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:
Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.
Assinale a alternativa que representa uma obra da arte Povera :
O círculo cromático ou círculo de cores é composto por doze cores sendo elas :
A respeito do conceito de artes assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre O expressionismo e os artista que se destacaram nessa é época analise as afirmativas abaixo:
I- Lasar Segall choca a sociedade tradicional com suas obras expressionistas como, por exemplo, O homem Amarelo e O Japonês.
II- Anita Malfatti, ao realizar sua primeira exposição em São Paulo, mostra sua pintura cheia de cores tropicais e repleta de cenas da realidade do Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA :
Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.
I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.
II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.
III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.
IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes", o que “sabe desenhar" etc., comumente reconhecido com “habilidade artística" ou “talentoso", representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.
De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas
O conjunto de bens culturais e artísticos de um país, povo ou região deve ser considerado um patrimônio cultural. Pensando em sua importância para a humanidade, é necessária sua preservação e manutenção, tão como entender que os patrimônios culturais são todos:
A arte brasileira moderna ganha uma proposta através do Manifesto da Poesia Pau-Brasil que defendia:
A pintura da Renascença desenvolveu-se baseado em cânones artísticos com contribuição dos artistas da época. Um desses cânones consiste na técnica que criava contrastes a partir do posicionamento de cores vibrantes e vivas e suas variações tonais, ou seja, o principio de:
Atente para o que se diz a seguir sobre Luiz Assunção e o cenário musical em que desenvolveu suas obras, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Nasceu em Recife no começo do século XX e veio para Fortaleza aos 26 anos, onde desenvolveu sua obra artística.
( ) Atuou no meio artístico de Fortaleza, como pianista, compositor, maestro e carnavalesco.
( ) Dentre as suas composições mais conhecidas estão “Adeus Praia de Iracema", “Chega de Saudade" e “Sá Mariquinha".
( ) Compôs nos diferentes ritmos de sua época, dentre eles valsas, choros, sambas e baiões.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Considerando os estudos sobre a arte da pré-história brasileira e cearense, analise as seguintes afirmações:
I. As peças de cerâmica se destacam como uma importante modalidade desta produção, especialmente as urnas funerárias lavradas e pintadas de Marajó.
II. A arte plumaria merece destaque, especialmente por se tratar de uma modalidade de arte utilitária, fato que não é comum na produção artística indígena.
III. No Município de Nova Olinda, estão localizadas expressões de grafismo rupestres da pré-história da arte no Ceará nas modalidades de gravuras e pinturas.
Está correto o que se afirma em
No Brasil, no período dos governos militares, importantes representantes das artes cênicas como Zé Celso e Augusto Boal, dentre outros, foram exiliados. Considerando as produções do teatro nesse período, atente às seguintes afirmações:
I. Antunes Filho, que ficou no Brasil, iniciou nosso teatro contemporâneo com seu Centro de Pesquisa Teatral e montou Macunaíma.
II. Com a abertura política nos anos 1980, Celso Nunes finalmente estreia sua peça “Patética", que trata da morte do jornalista Vladmir Herzog.
III. Ainda nos anos 1960, surge o que se chama e teatro de encenadores, com diretores como Gerald Thomas, Bia Lessa e Gabriel Vilela.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o movimento Modernista no Brasil, é correto afirmar que
Considerar e compreender em que contexto as músicas são criadas, praticadas e consumidas torna-se extremamente relevante em uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade da produção humana.
Partindo dessa abordagem, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As ideias, os valores, as crenças, os conhecimentos e intenções dos produtores e dos consumidores de música são importantes para se compreender a diversidade humana.
( ) Igualmente importante é estar atento para as novas possibilidades de recepção de música, já que os significados não estão preestabelecidos, mas são construídos no momento da própria ação musical (criar, executar, escutar).
( ) O ensino de Música também deve ser construído tendo em vista o contexto e as características da escola e da região em que está situada.
( ) A construção coletiva do currículo que se busca no novo ensino médio encontra na música uma forte aliada. Em razão do interesse que os jovens têm por música, a escolha coletiva de temas sobre música a serem trabalhados nas aulas constitui uma possibilidade interessante.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Faz parte das metas do Ministério da Educação e Cultura promover a valorização do patrimônio artístico cultural nacional, regional e local de uma forma ativa e interventiva. Para estar de acordo com essa proposição, no que diz respeito ao desenvolvimento de seu trabalho com arte, a escola deve
I. considerar arte como objeto de conhecimento escolar, incluindo as expressões locais resultantes da imaginação criadora do homem em um determinado contexto sociocultural e geográfico.
II. considerar sua função de preservação e desenvolvimento da cultura viva de sua localidade.
III. desconsiderar a identificação de elementos do patrimônio artístico local.
IV. desassociar as festas populares do conjunto de aspectos da vida social cultural e educativa.
Estão corretas somente as complementações contidas em