Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:

Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.

Assinale a alternativa que representa uma obra da arte Povera :

O círculo cromático ou círculo de cores é composto por doze cores sendo elas :

A respeito do conceito de artes assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre O expressionismo e os artista que se destacaram nessa é época analise as afirmativas abaixo:

I- Lasar Segall choca a sociedade tradicional com suas obras expressionistas como, por exemplo, O homem Amarelo e O Japonês.

II- Anita Malfatti, ao realizar sua primeira exposição em São Paulo, mostra sua pintura cheia de cores tropicais e repleta de cenas da realidade do Brasil.

Assinale a alternativa CORRETA :

Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.

I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.

II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.

III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.

IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes", o que “sabe desenhar" etc., comumente reconhecido com “habilidade artística" ou “talentoso", representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.

De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas

O conjunto de bens culturais e artísticos de um país, povo ou região deve ser considerado um patrimônio cultural. Pensando em sua importância para a humanidade, é necessária sua preservação e manutenção, tão como entender que os patrimônios culturais são todos:

A arte brasileira moderna ganha uma proposta através do Manifesto da Poesia Pau-Brasil que defendia:

A pintura da Renascença desenvolveu-se baseado em cânones artísticos com contribuição dos artistas da época. Um desses cânones consiste na técnica que criava contrastes a partir do posicionamento de cores vibrantes e vivas e suas variações tonais, ou seja, o principio de:

Atente para o que se diz a seguir sobre Luiz Assunção e o cenário musical em que desenvolveu suas obras, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nasceu em Recife no começo do século XX e veio para Fortaleza aos 26 anos, onde desenvolveu sua obra artística.

( ) Atuou no meio artístico de Fortaleza, como pianista, compositor, maestro e carnavalesco.

( ) Dentre as suas composições mais conhecidas estão “Adeus Praia de Iracema", “Chega de Saudade" e “Sá Mariquinha".

( ) Compôs nos diferentes ritmos de sua época, dentre eles valsas, choros, sambas e baiões.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Considerando os estudos sobre a arte da pré-história brasileira e cearense, analise as seguintes afirmações:

I. As peças de cerâmica se destacam como uma importante modalidade desta produção, especialmente as urnas funerárias lavradas e pintadas de Marajó.

II. A arte plumaria merece destaque, especialmente por se tratar de uma modalidade de arte utilitária, fato que não é comum na produção artística indígena.

III. No Município de Nova Olinda, estão localizadas expressões de grafismo rupestres da pré-história da arte no Ceará nas modalidades de gravuras e pinturas.

Está correto o que se afirma em

No Brasil, no período dos governos militares, importantes representantes das artes cênicas como Zé Celso e Augusto Boal, dentre outros, foram exiliados. Considerando as produções do teatro nesse período, atente às seguintes afirmações:

I. Antunes Filho, que ficou no Brasil, iniciou nosso teatro contemporâneo com seu Centro de Pesquisa Teatral e montou Macunaíma.

II. Com a abertura política nos anos 1980, Celso Nunes finalmente estreia sua peça “Patética", que trata da morte do jornalista Vladmir Herzog.

III. Ainda nos anos 1960, surge o que se chama e teatro de encenadores, com diretores como Gerald Thomas, Bia Lessa e Gabriel Vilela.

Está correto o que se afirma em

Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o movimento Modernista no Brasil, é correto afirmar que

Considerar e compreender em que contexto as músicas são criadas, praticadas e consumidas torna-se extremamente relevante em uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade da produção humana.

Partindo dessa abordagem, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As ideias, os valores, as crenças, os conhecimentos e intenções dos produtores e dos consumidores de música são importantes para se compreender a diversidade humana.

( ) Igualmente importante é estar atento para as novas possibilidades de recepção de música, já que os significados não estão preestabelecidos, mas são construídos no momento da própria ação musical (criar, executar, escutar).

( ) O ensino de Música também deve ser construído tendo em vista o contexto e as características da escola e da região em que está situada.

( ) A construção coletiva do currículo que se busca no novo ensino médio encontra na música uma forte aliada. Em razão do interesse que os jovens têm por música, a escolha coletiva de temas sobre música a serem trabalhados nas aulas constitui uma possibilidade interessante.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Faz parte das metas do Ministério da Educação e Cultura promover a valorização do patrimônio artístico cultural nacional, regional e local de uma forma ativa e interventiva. Para estar de acordo com essa proposição, no que diz respeito ao desenvolvimento de seu trabalho com arte, a escola deve

I. considerar arte como objeto de conhecimento escolar, incluindo as expressões locais resultantes da imaginação criadora do homem em um determinado contexto sociocultural e geográfico.

II. considerar sua função de preservação e desenvolvimento da cultura viva de sua localidade.

III. desconsiderar a identificação de elementos do patrimônio artístico local.

IV. desassociar as festas populares do conjunto de aspectos da vida social cultural e educativa.

Estão corretas somente as complementações contidas em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282