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Buscando a compreensão sobre o trabalho de arte ao longo do contexto histórico tem-se, na pedagogia tradicional, o entendimento de que o ensino de arte era hierarquizado em seus conteúdos e em relação ao seu público. A arte era estudada nas academias de belas artes e em conservatórios de música. Considerando o estudo da arte e suas características nesse contexto, relacione corretamente as colunas a seguir, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo é:

A Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação dessa Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País. Contudo, existem grandes desafios que precisam ser enfrentados para que se viabilizem, de fato, propostas consistentes de ensino de música nas escolas de educação básica.

Esses desafios incluem:

I. o reconhecimento da diversidade cultural, com a inclusão de valores simbólicos e culturais;

II. a criação de políticas de formação de professores na área;

III. a inclusão de práticas musicais como fatores potencialmente favoráveis à transformação social;

IV. a valorização da música na escola.

Estão corretas as complementações contidas em

Compreendendo o currículo como algo em processo permanente de construção e fruto de valores referendados por meio da ação coletiva, cabe à escola organizar o currículo da disciplina arte em consonância com as reivindicações historicamente consolidadas, incorporando o movimento de transformação que se vem dando na sala de aula, em encontros científicos. Considerando essa proposição, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo deve propor uma agenda afirmativa que possibilite a superação dos entraves ou das omissões identificados nas orientações curriculares anteriores, propiciando o diálogo polifônico entre os diferentes atores do processo educacional.

II. Esse documento deve ter em vista contemplar, no contexto do cotidiano escolar, uma perspectiva avaliativa e crítica da realidade.

III. A reflexão sobre o processo pedagógico escolar, no que diz respeito a Arte, não é enfatizada nesse documento.

É correto o que se afirma em

Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil

os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte" indicam, como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:

I) utilizar exclusivamente a linguagem plástica como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

II) perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

III) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

IV) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva.

Com relação as afirmações acima, escolha a alternativa CORRETA:

Sobre o ensino da arte, assinale a alternativa incorreta:

O período da Renascença trouxe o resgate de valores clássicos e a inovação em muitos sentidos, porém um sentimento forte desenvolvido nesse período, funda-se com uma filosofia moral que captura o sentido desse período histórico, trata-se do:

Os elementos formais do teatro sofreram alterações ao longo da história, passando por adequações e ressignificações importantes para o surgimento de novos movimentos artísticos na dramaturgia. Assim o espaço cênico acompanhava as inovações surgidas no teatro. Um espaço que tem importância para o teatro é o proscênio, acerca dele é correto afirmar que:

Considerando o grau de expressividade trazido para a dança moderna, assim como os desenvolvimentos e novidades técnicas, é correto afirmar que:

Leonardo da Vinci, além de incursões na arquitetura com projetos de igrejas, pesquisou novas técnicas pictóricas, sendo-lhe atribuído:

Assinale a alternativa incorreta sobre o ato de dramatizar:

Tarsila do Amaral, em 1926, se entusiasmou com o Movimento Antropofágico, que passou, a partir de 1928, a caracterizar sua obra, ocasião em que pintou seu famoso quadro Abaporu. Nessa fase seu trabalho resulta da influência do surrealismo, que é possível identificar claramente na obra

Os geoglifos são intervenções, vestígios arqueológicos deixados no solo por diversas culturas em várias partes do mundo. Essas formas de interferência na natureza por artistas contemporâneos ainda são muito comuns. Essa manifestação hoje é chamada de Land Art, sendo um termo utilizado para se referir às manifestações artísticas que criam interferências usando o meio ambiente como suporte. Todas a obras a seguir apresentam a natureza como foco principal, mas apenas uma condiz com a informação do texto, sendo a imagem:

Observe a imagem.

Numa análise da obra acima e sobre a conexão da afro-brasilidade à arte cristã, o dado que primeiro ressalta aos olhos é a (o)

Escher criou um universo visual rico em perspectivas. Na composição da obra, Mão com esfera refletora, percebe-se que o tratamento da imagem vai além de uma simples representação. Alguns de seus temas preferidos eram o espelho e o reflexo de imagens. Na obra, ele explorou sua própria imagem, utilizando um objeto em forma convexa como meio de

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