Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:
“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
O Dadaísmo é uma tendência estética surgida no início do século XX, em meio às transformações ocorridas no ambiente cultural, político e econômico da Europa ao final da Primeira Guerra. Este movimento que integra as vanguardas da arte europeia:
No ano de 1922, jovens artistas paulistas promoveram uma profunda transformação no ambiente das Artes no país. Rompendo com o modelo estabelecido pela Academia de Belas Artes, instituíram a Arte Moderna brasileira, estabelecendo como paradigma do ensino de Arte,
A Escola Bauhaus de Arte foi fundada na:
A organização curricular escolar, bem como a formação dos docentes na nossa sociedade, se tornou extremamente específica, limitando assim, a visualização da conexão entre a Educação Musical e a relação entre os conteúdos estudados nas outras disciplinas. Uma das maneiras de não perder a visão holística de educação é despertar para a:
A linguagem visual se organiza por intermédio de um sistema de representações simbólicas influenciado por significações que fazem parte de uma determinada cultura. Ler a imagem torna-se, assim, uma ação de desconstrução e reconstrução da imagem, o leitor tenta compreender a sua materialidade, a maneira como foi:
Peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maracá, o carimbó é considerado um gênero de dança. O ritmo sofreu proibição, até as primeiras décadas do século XX, através da repressão governamental, devido à:
Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte, como tradicionalmente definido pelas artes plásticas, em diálogo com a Teoria do não objeto. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse:
Dançar é uma das maneiras adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. A prioridade é levar o aluno a:
Na prática do teatro na escola, é comum, já no primeiro momento das aulas, os integrantes trabalharem utilizando o corpo para se expressar e resolver problemas. Nas improvisações em que um contracena com outro sem texto prévio, o aluno necessita desenvolver a capacidade de:
A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:
À exceção de uma, as alternativas abaixo descrevem características da arte Renascentista. Assinale-a.
Impressão, matriz, madeira, goiva, formões, sulcos, cordel, são palavras relacionadas a:
Ao tratar da teoria cromática, assinale a alternativa incorreta:
Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da maquina. Usam formas geométricas para dar movimento.