Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Observe a imagem.

(Claudio Tozzi, O bandido da luz vermelha, 1967.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2657/bandido-da-luz-vermelha)

Ao caracterizar a arte dos anos 1960, Costa (2004) aponta para as rápidas alterações na sociedade e a consequente renovação acelerada dos estilos artísticos. Como exemplo, indica a pop art, que pretendia contestar a influência da mídia na sociedade contemporânea, para isso usando as imagens da linguagem visual da

Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan

Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar, Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação e composição coreográfica como conteúdos.

Para a autora, essa escolha se deve porque

Segundo os parâmetros curriculares nacionais, o ensino do teatro deve considerar a formação do educando sob três eixos de desenvolvimento, quais sejam: expressão e comunicação, produção coletiva, produto cultural e apreciação estética. Nesse sentido, quanto às competências e habilidades é correto afirmar que o educando deve

Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, no final do século XIX emerge na cena teatral as encenações dos textos de Ibsen, Zola e Hauptmman. As obras apresentavam um novo componente teatral: a quarta parede. “Quando a cena requeria, o ator voltava as costas para a plateia. A primeira lei da direção cênica era, não mais, o efeito pictórico frontal, voltado para o espectador – mas, a posição relativa dos atores, exigida pelo curso da ação e pelo diálogo.” (BERTHOLD, 2006). Representa este momento da história do teatro o

Jerzy Grotowski empreendeu seu teatro laboratório influenciado pelo método das ações físicas, ritual, teatro oriental, além de estudo detalhado do funcionamento do corpo, buscando desenvolver estados físicos específicos. Seus estudos acerca do treinamento do ator permitiram estruturar uma pedagogia própria onde o ator é o centro de todo investimento teatral. É nele e a partir dele que o teatro acontece. Refletindo o teatro experimental de Grotowski, como o problema da encenação pode ser descrito?

O teatro antropológico de Eugênio Barba, desenvolvido na Escola Internacional de antropologia Teatral (ISTA), na Dinamarca, tem como premissa estudar a multiplicidade cultural de manifestações em todo o mundo. A partir desse estudo, Barba afirma que

Sófocles, um dos principais tragediógrafos da Grécia clássica, foi consagrado por sua trilogia tebana que expunha, entre outros temas, o conflito “cidadão X estado”, demonstrando os aspectos da transição entre logos e mitos na poesia trágica grega. Assinale corretamente a alternativa que apresenta as obras que compõem esta trilogia.

O recurso dramatúrgico usado comumente na tragédia grega, para resolver todos os conflitos como um passe de mágica, é usado tanto na comédia, quanto como um meio irônico de terminar uma peça sem iludir sobre a verossimilhança. Brecht utilizou o procedimento para “concluir sem concluir”, a fim de deixar a abertura criativa para intervir na realidade social. A esse recurso nomeia-se

O teórico de origem alemã conhecido por sua crítica ao que chama de "indústria cultural", que teria por objetivo distrair as pessoas por meio dos grandes meios de comunicação de massa (Rádio, Televisão e Cinema, por exemplo), e que viveu nos Estados Unidos, tal teórico é:

O italiano Antonio Vivaldi foi um importante representante da Escola Musical conhecida como:

Segundo Bredariolli (in: BARBOSA, 2010), a Abordagem Triangular não pode ser caracterizada como um método constituído por etapas em disposição hierárquica, mas sim estruturada como um organismo, articulado pela interação e interdependência entre suas ações totalizadoras, realizadas entre o professor e o aluno.

São essas ações,

Para Japiassú (2001), “estudos na linha de pesquisa denominada teatro e educação exigem familiaridade com o vocabulário e os saberes destes dois extensos e complexos campos do conhecimento humano: o teatro e a educação. (…) No entanto, o incremento de uma literatura caracterizada como especificamente debruçada sobre o binômio teatro-educação só passará de fato a existir a partir da segunda metade do século XIX.”

Para o autor, as origens da relação entre os dois campos já podem ser encontradas

Para Japiassú (2001), as implicações pedagógicas da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) para o ensino pós-modernista de arte se fazem muito nítidas – embora não explícitas – na proposta metodológica triangular. Para o autor, como exemplo da perspectiva pós-modernista, as intervenções educacionais com a linguagem teatral passam a ser desenvolvidas, articulando-se

Segundo Costa (2004), a sociologia da arte surgiu na Europa, berço das Ciências Sociais e de importantes manifestações artísticas do Ocidente. Para a autora, os cientistas que se dedicaram ao campo procuravam

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282