Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) entraram no cotidiano das pessoas, oportunizando uma série de ferramentas que viabilizam interagir pedagogicamente, criando um leque de possibilidades para se usar em sala de aula.

No ambiente educacional escolar, o emprego de tais tecnologias nas aulas de música trazem perspectivas para a aprendizagem musical pelo seu potencial de

Quanto ao nome do sistema de notação de partituras para pessoas cegas, utilizada para grafias musicais, assinale a alternativa correta.

Em relação à música no Documento Curricular para Goiás – Ampliado e no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

A arte-educadora Ana Mae Barbosa renovou o pensamento acerca do ensino das diferentes linguagens artísticas ao propor uma base comum de reflexão e abordagem pedagógica das artes a partir do que chamou de metodologia triangular. Quanto a esse assunto, é correto afirmar que essa abordagem pedagógica fundamenta-se no trinômio

Tendo em vista que o drama moderno surgiu no Renascimento, assinale a alternativa que apresenta as suas características fundamentais.

Qual é a relevância do grupo do Teatro de Arena, de São Paulo, para a história do teatro brasileiro?

A Lei no 5.692/1971, ao instituir o teatro como disciplina escolar obrigatória, levou o extinto Conselho Federal de Educação a formular os cursos de educação artística, oferecendo formação superior para professores de teatro.

Com relação ao caráter desses cursos, assinale a alternativa correta.

De acordo com o Documento Curricular para Goiás-Ampliado (DC-GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa correta.

No que se refere a fotografia, julgue os itens subsequentes. 

O obturador é o mecanismo responsável por controlar o tempo de exposição à luz. Na prática, isso irá determinar se um objeto em movimento aparecerá “congelado” ou “borrado”, com rastro, em uma foto. Todavia, o tempo de exposição não define se a foto ficará tremida ou não em decorrência do manuseio da câmera pelo fotógrafo. 

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália e dominou a arte europeia na passagem do século XVI para o XVII. A produção teatral, neste contexto, apresentou autores de extrema importância, em um teatro que transitou entre o religioso e o profano, tendo como um dos mais importantes autores desta época Pedro Calderón de La Barca (1600-1681). Uma de suas mais importantes peças é A vida é sonho. O teatro de Pedro Calderón de la Barca se
classifica como Barroco, na forma, por:

Além de saber produzir e apreciar trabalhos de linguagens artísticas, outra expectativa e que os alunos aprendam a valorizar a produção artística dos múltiplos grupos sociais, em tempo e espaço diferenciados, com respeito e atenção referentes às suas qualidades específicas enquanto manifestação, gerando tanto a fruição/apreciação quanto o cuidado com a preservação destas manifestações artísticas e estéticas.

(PCNEM. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, p,54. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/linguagem-codigos-e-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 25/01/2020.)

Em relação às linguagens artísticas, relacione adequadamente as suas respectivas competências.

  1. Artes visuais.
  2. Dança.
  3. Música.
  4. Teatro.

( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical.

( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais.

( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados.

( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focandoas enquanto objeto de diálogo.

( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países.

( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.

( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas.

A sequência está correta em

O Folclore brasileiro é considerado um patrimônio cultural imaterial pela Unesco, o termo tem origem no inglês, e ele significa:

E em relação ao âmbito da música, NÃO está estre essas habilidades:

Eduardo Nascimento é um fotógrafo de Antonina, uma pacata cidade no litoral paranaense.

Por meio dessa fotografia, o artista

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282