Para Martins, Picosque & Telles (1988), a prática do pensamento musical, imaginando, relacionando e organizando – intencional e expressivamente – sons e silêncios, no contínuo espaço-tempo é necessária para que os alunos experienciem e desenvolvam-se na linguagem musical. Para isso, serão utilizados materiais e recursos, tais como os parâmetros do som, que são
Para Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se na Grécia, na qual, desde o início da organização social e política grega acreditava-se que a música influia no humor e no espírito dos cidadãos. Dessa forma, nas cidades-estados,
Marques (2012) aponta que é por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que se pode compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética.
Segundo a autora, a dança na escola torna-se distinta de um baile de carnaval ou de um ritual catártico, resultando na necessidade de
“A mais-valia vai acabar, seu Edgar", texto encenado em 1961 pelo CPC (Centro popular de Cultura) da UNE, que buscava expor o conceito da mais-valia absoluta, fez parte do processo de agit-prop (agitação e propaganda) que mirava o público popular das grandes cidades nas frentes de fábricas, escolas e associações. Esse texto, marco da dramaturgia brasileira, foi escrito por
A trajetória do teatro de arena é marcada por duas grandes obras: Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes. As encenações apresentavam a prática de permuta de personagens criada por Augusto Boal, no intuito de manter uma atenção crítica do espectador. Tal prática denomina-se
O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.
A construção do conhecimento sensível, relativa à prática cênica, far-se-á mediante uma experiência perceptiva, seja de ver ou fazer teatro, no contato com os signos e objetos estéticos próprios à linguagem. Neste sentido, é possível estimular a educação estética por meio de mediações culturais, ações que colocam o público em contato com os elementos específicos da cena, visando incrementar as experiências teatrais, articulandoas ao ver-fazer. Aplicada as práticas de formação de plateia, a sentença reflete o conceito de
A mulher do padeiro está com o cachorro doente e deseja que o padre o benza. João Grillo e Chicó prometem-lhe que conseguirão a anuência do padre João. Este, contudo recusa, mas os dois malandros mentem dizendo que o animal pertence ao major Antônio Moraes, homem de grande importância na vila. O padre volta atrás e concorda em benzer o cachorro. Por sua vez o major tem o filho mais moço doente e decide levá-lo para o Recife. O rapaz, contudo, antes de viajar quer receber uma benção, o que leva seu pai a procurar padre João. Este, acreditando que ia benzer um animal, pergunta se o bichinho tá fedendo. O Major fica indignado com a falta de respeito e mais ainda quando o padre se refere a mãe como sendo uma cachorra. A cena de Ariano Suassuna, descrita acima, utiliza o seguinte recurso cômico:
Analise os itens a seguir sobre as características da Arte produzida pelos antigos egípcios e julgue a sua veracidade:
I- Em suas pinturas há a ausência de três dimensões.
II- As pinturas também eram marcadas pelas sombras.
III- O Faraó era pintado de forma reduzida, para representar o seu papel secundário na sociedade egípcia.
Dos itens acima:
Tal pintora, autora da obra: "Abaporu", é conhecida por ser uma das expoentes do modernismo brasileiro. Trata-se da artista brasileira conhecida como:
Analise a imagem abaixo:

As cores vibrantes da obra, com destaque para o verde amarelo e a cabeça menor em relação aos membros pode ser entendida como uma crítica social. Tal obra faz parte do movimento conhecido como:
A proposta do professor polivalente em Artes (PCN-Arte, 1998), entre os anos 70 e 80, era caracterizada
A aproximação entre arte e indústria se manifestou não só pela produção técnica e industrial de obras de arte – filmes, vídeos, produtos televisivos e cds – como pela incorporação na produção industrial de artistas consagrados. Artistas plásticos famosos são responsáveis pela produção de estampas para camisetas até desenhos reproduzidos em latas para sorvete. Compositores criam jingles e atores fazem campanhas comerciais e até políticas. (COSTA, 2004)
Para a autora, essas manifestações são denominadas
“No Brasil, no século XIX, D. João foi responsável por grandes modificações na arte e na cultura. Contratou artistas franceses que constituíram a chamada missão francesa, cuja chegada ao Rio de Janeiro ocorreu em 1816. (...) Essa reforma cultural pretendia colocar o Brasil em compasso com a Europa e substituir o estilo artístico desenvolvido pela Igreja Católica durante o século XVIII.”
(COSTA, 2004)
Para a autora, o exemplo demonstra
Para Fonterrada (2008), ao analisar os diversos momentos da produção cultural em relação à música, a contribuição específica do romantismo foi