Para Marques (2012), a produção coreográfica de Merce Cunningham e seu pensamento artístico podem ser considerados um início da era da dança pós-moderna, que rompe com o pensamento vigente desde o século XVIII, caracterizado por ser
Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que
A abordagem que vem se consolidando a partir dos anos 80 - pós ditadura, no ensino do teatro no Brasil considera a perspectiva pedagógica teatral como um sistema de representação semiótico autônomo, visando, não a formação específica de artistas, mas, sim, à fluência das complexas formas humanas de expressão que movimentam processos afetivos, cognitivos e psicomotores. Assinale a alternativa que concorda com essa abordagem.
Criada por Antonin Artaud, teatrólogo francês, o teatro da crueldade foi marcado pelo ataque ao predomínio do texto no século XX e pelo mergulho em experiências ritualísticas, operando para desorganizar os sistemas de significação de sua época. Para Artaud, as palavras eram incapazes de capturar a vida. Assinale a alternativa correta que destaca os aspectos que tornam possível a intersecção entre Artaud e o teatro contemporâneo.
O teatro de revista, famoso nos anos 20 e 30, foi responsável por popularizar diversas canções brasileiras. Nomes como Ari Barroso, Sinhô, Assis Valente e Noel Rosa colaboravam com o teatro musicado que contava com a participação de vedetes e foi um dos quadros mais expressivos do teatro no Brasil. Dentre as características do teatro de revista, assinale a alternativa correta.
A Vanguarda russa legou ao teatro ocidental as experiências atorais do diretor-pedagogo Vsevolod Meyerhold. Sob a influência do construtivismo pós revolução e comprometido com os primeiros anos do regime (“Teatro para o povo”), o artista buscou a ruptura com o naturalismo do teatro de arte de Moscou. Para tanto, investigou uma teatralidade-artificialidade que emergia do estudo rigoroso do funcionamento da corporeidade, culminando numa influente técnica de criação do ator. Sobre seu trabalho, pode-se afirmar corretamente que
Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
Com o advento do treinamento do ator, as matrizes de corporeidade populares do Nordeste foram ganhando cada vez mais espaço entre as técnicas atorais. As figuras do cavalomarinho, as danças dramáticas, o Bumba-Meu-Boi são algumas das manifestações que influenciam a busca por um “ator brasileiro”. Na década de 60, alguns artistas já traziam em suas bagagens a riqueza da cultura popular (o canto, a dança, a máscara, o bicho) a partir da qual se pensava a composição do espetáculo. Um dos principais representantes dessa experiência, no comando do TPN (Teatro Popular do Nordeste) foi
A Arte produzida em uma época onde pouquíssimas pessoas sabiam ler, e que tinha um caráter de proselitismo religioso, de didatismo, em modelo de sociedade teocêntrico que se origina a partir da queda do Império Romano do Ocidente é conhecida como:
Analise os itens a seguir sobre os elementos da Música Popular Brasileira (MPB) e julgue a sua veracidade:
I- Faz referência à produção musical brasileira que se inicia após 1964.
II- Não tem relação alguma com o jazz desenvolvido nos EUA.
III- Dentre seus principais expoentes estão Chico Buarque e Raul Seixas.
Dos itens acima:
Analise a imagem a seguir:

A obra acima foi criada pelo pintor denominado:
Considere o diagrama a seguir.

O seu criador teve o 5º centenário de sua morte celebrado em vários eventos em São Paulo, em abril de 2019. Segundo Michele Gialdroni, diretor do Instituto Italiano de
Cultura de São Paulo, ele é “o artista que melhor encarna o ideal renascentista de um gênio universal, que estava sempre em busca de uma nova solução para problemas
técnicos da realização de suas obras ambiciosas”.
(https://bit.ly/2VOKE78. Adaptado)
O artista homenageado é
“Sabemos que a arte na escola não tem como objetivo formar artistas, como a matemática não tem como objetivo formar matemáticos, embora artistas, matemáticos e escritores devam ser igualmente benvindos numa sociedade desenvolvida. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de
entendimento desta produção pelo público. Desenvolvimento cultural que é a alta aspiração de uma sociedade só existe com desenvolvimento artístico neste duplo sentido”. (BARBOSA, 2012)
Para Barbosa, que busca embasar a Abordagem Triangular, o que a arte na escola pretende é
Observe a imagem.

(http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2322/a-negra)
A imagem mostra a obra “A Negra” (1926), de Tarsila do Amaral, que, segundo Barbosa (2012) prenuncia a antropofagia decretada anos depois por Oswald de Andrade.
Ainda segundo Barbosa, a obra é caracterizada por
Os PCN-Artes (1998) apontam para a ocorrência, desde os anos 1920, de “várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte, vivenciando, assim o crescimento de movimentos culturais, anunciando a modernidade e vanguardas. Especificamente em relação ao modernismo, o documento indica como marcante, para a caracterização de um pensamento modernista, a ‘Semana de Arte Moderna de São Paulo’, em 1922, na qual estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc”. (PCN-Artes, 1998)
Segundo o documento, as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas