
A pintura “Deposição”, também conhecida por “Pietá”, é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. Suas obras são caracterizadas por um figurativismo geometrizado, com predominância das cores ocre e marrom. Juntar traços da pintura marajoara aos experimentalismos da vanguarda europeia foi o grande achado do artista.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à obra de Vicente do Rego Monteiro.
Tarsila do Amaral foi uma importante pintora brasileira e fez parte do movimento modernista no país, estão dentre as suas principais obras:
A linguagem visual é todo e qualquer tipo de comunicação que se dá por meio de imagens e símbolos, muitos autores consideram alguns elementos como os principais da linguagem visual, não é um desses elementos:
A obra Normal Barbie permite um diálogo com os padrões de beleza dos dias de hoje.
Nessa obra, Nickolay Lamm
“O ‘expressionismo’ foi usado pela primeira vez, maneira como entendemos hoje, em 1912, por Herwath Walden (1879-1941), proprietário da Der Sturm (A tempestade), uma progressista revista de arte alemã. Os artistas expressionistas, muitos dos quais trabalhavam na Alemanha, queriam criar uma arte que confrontasse o espectador com uma visão mais direta e pessoal de seu estado de espírito.” Em relação ao expressionismo alemão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O expressionismo era uma forma de arte representativa que incluía certos elementos essenciais: distorção linear, reavaliação do conceito de beleza artística, simplificação radical de detalhes e cores intensas.
( ) Os artistas expressionistas, convencidos do poder expressivo do preto e do branco, trabalharam com a técnica medieval da xilogravura.
( ) O grupo denominado Die Brücke (A ponte) formado por Ernst Ludwig Kirchner, em 1905, refletia a noção de Nietzsche de que a vida para humanidade não era um fim em si mesma, mas uma ponte para um futuro melhor.
( ) Os expressionistas estavam associados a dois grupos de artistas: um baseado em Dresden e outro em Munique, tendo os dois grupos ideias totalmente opostas.
( ) Quando os nazistas chegaram ao poder, em 1933, eles reprimiram a arte expressionista, juntamente com outras vanguardas que consideravam degeneradas.
( ) Os trabalhos de Vincent Van Gogh (1853-1890) e Edvard Munch (1863-1944) também influenciaram os expressionistas.
( ) O expressionismo busca se opor ao positivismo impressionista, trazendo temáticas pessimistas.
A sequência está correta em
Considerando as manifestações populares brasileiras e a sua formação, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Renascimento foi o período da História que sucedeu à Idade Média, era uma nova forma de encarar o mundo e a arte, e tinha como sua principal característica:
O componente curricular de Arte está centrado nas linguagens da dança, do teatro, da música e das artes visuais, é importante que seja garantido aos alunos que eles:
Observando as imagens, apesar do distanciamento espacial, os artistas contemporâneos, ao se apropriarem de objetos e elementos ordinários do cotidiano, em alguns casos sucata e lixo, representam um
As obras artísticas produzidas pelo homem no período denominado pela historiografia como Pré-História é conhecida como:
O estilo regional criado pelo mestre Bimba se difundiu ao redor do mundo e ajudou a melhorar a imagem da expressão artística brasileira - uma mistura de luta, dança e música - ao redor do globo terrestre. Tal estilo faz parte da:
Observe os itens a seguir sobre cifras musicais:
I- C# é dó sustenido maior.
II- B#m é dó menor diminuto.
III- CM7 é dó maior com sétima.
Dos itens acima:
Martins, Picosque & Telles (1988) indicam os estudos de Michael Parsons sobre apreciação artística como fornecedores de condições para maior entendimento sobre a leitura de imagens. Segundo as autoras, Parsons constatou que a cada estágio os alunos, em relação às imagens, interpretam a pintura de forma mais aperfeiçoada que a anterior. Em cada estágio, para o autor, uma ideia ou grupo de ideias é salientada.
São as ideias ou grupos de ideias apontados por Parsons:
Japiassú (2001) aponta a importância da teoria genética do desenvolvimento, de Piaget, aliada aos saberes sobre a função terapêutica do teatro, investigada e acompanhada pelos experimentos psicoterápicos conduzidos por J.L. Moreno (1890-1974), que abriram caminho
para a utilização educativa do psicodrama aplicado ao treinamento de pessoal em empresas e ao ensino de conteúdos extrateatrais, denominado psicodrama
Ao elaborar a importância do jogo para sua abordagem de ensino teatral, Spolin aponta sua “forma natural de grupo que propicia o envolvimento e a liberdade pessoal necessários para a experiência. Para a autora, as habilidades essoais são desenvolvidas no próprio momento em que a pessoa está jogando, divertindo-se ao máximo e recebendo toda a estimulação que o jogo tem para oferecer
– é este o exato momento em que ela está verdadeiramente aberta para recebê-las”. (SPOLIN, 2003)
Dessa forma, resulta, segundo Spolin, que os jogos