Não se pode afirmar com segurança quando surgiu a noção de arquivo histórico, isto é, de um conjunto de documentos cuja vigência administrativa deixou de existir, mas que foi preservado da destruição sumária a fim de servir de referência para a pesquisa retrospectiva. Muitos autores mencionam a Revolução Francesa como marco dessa inovação. O fato é que há exemplos de iniciativas similares em outras épocas e locais, sendo todas elas, igualmente, fruto
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir.
O plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos constituem importantes instrumentos de gestão de arquivos. À guisa de exemplo, reproduz-se parte do plano adotado por determinada Assembleia Legislativa, atualizado em março de 2017:
A contiguidade entre a atividade e os documentos deve ser evitada. Como todos os documentos são, a rigor, modalidades de registro, o enunciado da atividade deveria ser
No âmbito do Departamento de Administração da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, as atividades de receber, conferir, numerar, classificar, registrar, distribuir e expedir a documentação oficial de caráter administrativo e legislativo produzida ou recebida pelo órgão compete
AtoM, acrônimo de Access to Memory, é um software livre desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos, em colaboração com parceiros e patrocinadores, que vem sendo utilizado, em suas três versões, para cumprir funções arquivísticas básicas: descrição, difusão e preservação de documentos. Adotado por inúmeras instituições, apresenta, entre outras características, a de
Sobre o processo de microfilmagem de documentos oficiais, no Brasil, é correto afirmar que
Atenção: Para responder à questão, considere os elementos internos, intermediários e externos que, segundo a renomada arquivista Heloísa Liberalli Bellotto, permitem à Diplomática averiguar a autenticidade dos documentos. Tais elementos vêm enumerados abaixo, em ordem alfabética:
Os elementos internos ou intrínsecos, relacionados com o teor e a natureza do documento, são os de números
Com base na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, considere as seguintes afirmativas:
1- Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação a partir da data de sua produção, são os seguintes: Ultrassecreta: 30 anos; Secreta: 25 anos; Reservada: 10 anos.
2- Os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em decorrência da divulgação não autorizada ou utilização indevida de informações sigilosas ou de informações pessoais, cabendo a apuração de responsabilidade funcional nos casos de dolo ou culpa, assegurado o respectivo direito de regresso.
3- As informações pessoais, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 anos a contar da sua data de produção.
4- A classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal no grau de ultrassecreto é de competência das seguintes autoridades: Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior.
Assinale a alternativa correta.
Instrumentos de pesquisa são meios que permitem a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações neles contidas. O instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo, ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos, recebe o nome de:
A tipologia documental é a prova concreta da existência de uma função e de uma atividade. O instrumento teórico-metodológico que, com seus métodos, permite a identificação dos documentos dentro das funções nas quais foram gerados e, ao mesmo tempo, a representação dessa própria função é chamado de:
Conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, bem como seu acesso:
- Em relação aos procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública federal, identifique como verdadeiras “V” ou falsas “F” as seguintes definições: ( ) Processo híbrido: processo constituído de documentos digitais e não digitais reunidos oficialmente no decurso de uma ação administrativa e que formam uma unidade conceitualmente indivisível. ( ) Tramitação: ato que visa esclarecer, averiguar uma informação incompleta. ( ) Reconstituição de processo: reunião de documentos avulsos com o objetivo de remontar processo que tenha sido perdido ou extraviado. ( ) Folha do processo: conjunto de características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. ( ) Interessado: servidor responsável pelo encaminhamento do documento, avulso ou processo, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.
Uma das características fundamentais do arquivo é o caráter orgânico que relaciona o documento aos outros do mesmo conjunto.
Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.
Os arquivos setoriais recebem os documentos originados no arquivo intermediário da organização.
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.
Levando em conta as características específicas de documentos ultrassecretos, assinale a alternativa correta.