São características do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), exceto:
Representa um documento classificado como iconográfico:
São ações que propiciam a conservação dos documentos, exceto:
Acerca da Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011), julgue os itens a seguir.
No âmbito das Forças Armadas, a prerrogativa exclusiva de classificação de uma informação como ultrassecreta é do ministro de Estado da Defesa, podendo os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica classificá-la como secreta ou reservada.
Com base na Lei n.º 12.527/2011, que regula o acesso às informações, especificamente quanto aos recursos, julgue os itens subsequentes.
I No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de quinze dias, a contar da sua ciência.
II O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de cinco dias.
III Negado o acesso à informação pelos órgãos ou pelas entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria‐Geral da União, que deliberará, no prazo de cinco dias, se, entre outros, a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação.
Assinale a alternativa correta.
Acerca dos princípios e conceitos da arquivologia e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.
O objetivo primeiro do arquivo é servir de testemunho histórico.
Acerca dos princípios e conceitos da arquivologia e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.
Cabe à legislação estadual definir os critérios de vinculação dos arquivos estaduais com os arquivos municipais.
A respeito de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O registro de determinado documento consiste na identificação de pontos de acesso a esse documento.
Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, vale ressaltar, que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados.
Quais são as atividades realizadas no âmbito da fase corrente?
O uso de papel está sendo a cada dia mais racionalizado no âmbito da Administração Pública. Em breve, quase que 100% dos processos tramitando nos órgãos serão digitais. Sendo assim, no que diz respeito aos documentos e processos digitais, segundo a Portaria interministerial 1.677/2015, podemos afirmar que:
Com relação à organização de um arquivo, a técnicas e métodos de arquivamento, a modelos de arquivos e tipos de pastas, a arquivamento de registros informatizados e à elaboração de relatórios e registros, julgue o item a seguir.
Um arquivo digitalizado pode ser indexado por meio do processo de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que cria um arquivo de texto com suas informações.
Acerca da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011, julgue o item subsequente.
A transparência exigida da Administração está integral e satisfatoriamente garantida com a disponibilização, em prazo razoável, de informações requeridas pelo interessado.
O documento que tem por finalidade conceder poderes a terceiros, a fim de que o emissor (outorgante ou mandante) seja representado por quem recebe os poderes (outorgado ou mandatário) junto a órgãos públicos, bancos e outras instituições é a(o)
Os documentos de arquivo são livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais os usamos hoje. Em outras palavras, as razões pelas quais são produzidos (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram que não são feitos com vistas à posteridade. Tais são os elementos que Jenkinson destaca para descrever um dos atributos dos documentos de arquivo, qual seja,
Ao contrário do que ocorre com os documentos de museus e bibliotecas, os de arquivo