No arquivo, como em qualquer outro setor institucional, são desenvolvidas atividades em várias etapas do trabalho. Uma dessas etapas consiste no estudo e na análise de documentos institucionais, tais como regimentos, organogramas, regulamentos, estatutos e demais documentos constitutivos da instituição custodiadora do arquivo. Trata-se do(da)
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
Nos arquivos correntes e intermediários dos documentos de arquivo indicados na tabela de temporalidade, os prazos de guarda são estabelecidos em anos ou, quando não é possível definir com exatidão o tempo, por uma ação (por exemplo "até a prestação de contas").
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
Os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos prescindem da aplicação da classificação de documentos devido à existência dos metadados
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
Uma das limitações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é a ausência da descrição multinível.
Considerando as atividades típicas exercidas no protocolo e no arquivo, assinale a alternativa correta
Quanto às fases da gestão documental, assinale a alternativa correta.
Acerca de princípios e conceitos de arquivologia e de suas normas, julgue o item a seguir.
Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor: primário e secundário. O primário interessa à organização que o acumulou, e o secundário, a outras entidades e ao público em geral.
Acerca de aspectos diversos da arquivologia, julgue o item a seguir.
O documento intitulado relatório é um exemplo de tipo documental.
A informação deve ser protegida e guardada pelo Poder Público, a quem, porém, não se pode impor a necessária garantia de autenticidade.
Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:
Ao separar os documentos por órgãos, empresas ou instituições que lhes deram origem, está‐se aplicando o princípio de respeito aos fundos.
Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:
A organicidade é o agrupamento de termos correlatos por entradas gerais.