A avaliação de documentos de arquivo é uma etapa decisiva no processo de implantação de políticas de gestão de documentos, tanto nas instituições públicas quanto nas empresas privadas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta o que significa avaliação de documentos.
De acordo com a Lei 8.159/91, os documentos públicos são identificados como
Sobre a gestão de documentos, analise as assertivas a seguir.
I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é um dos recursos fundamentais utilizados por uma instituição, a fim de garantir a eficiência na gestão de seu acervo documental.
II. Além de ter como principal vantagem a economia de tempo, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) proporciona o aumento da segurança dos documentos, minimiza perdas e facilita o acesso e o compartilhamento das informações.
III. A tabela de temporalidade é um instrumento auxiliar na gestão de documentos, que determina prazos e condições de guarda, de acordo com o que a legislação determina.
IV. A gestão de documentos é dividida em três fases básicas, a saber: produção de documentos; utilização de documentos; e, destinação de documentos.
Está correto o que se afirma em
Sobre a gestão documental, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, ______ é o conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são por eles consultados.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre documentos, analise as afirmativas abaixo. I. Relatório é o documento de certa forma legal, em que se fazem pedidos às autoridades competentes. II. Requerimento é o documento em que se expõe à autoridade superior o desenvolvimento de trabalhos relativos a certos serviços especiais.
Assinale a alternativa correta.
O arquivo intermediário caracteriza-se por conter
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue.
Quem define a política nacional de arquivos é o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGA).
Acerca da gestão da informação e de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Quando os documentos de arquivo chegam à instituição, a primeira ação deve ser tramitá-los para o setor destinatário do assunto.
Quanto aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os próximos itens.
A forma como os documentos devem ser organizados é determinada pelo princípio de respeito aos fundos.
A Política de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (PSEC-PJ), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, estabeleceu quatro instrumentos para viabilizá-la.
NÃO faz parte de tal conjunto
Para a arquivista espanhola Antonia Heredia Herrera, a condição essencial do arquivo é sua organicidade, que resulta de duas atividades complexas:
No âmbito de uma política de descrição documental, Heloísa Liberalli Bellotto recomenda dar-se prioridade
O curso do documento, desde sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa dentro de determinado organismo, é conhecido como
A espécie documental por meio da qual se solicita determinada providência é