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Atenção: Considere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em 14 de agosto de 2018, para responder às questões de números 25 e 26.

A filiação a sindicato é considerada

A respeito de armazenamento, acondicionamento, preservação, conservação e tipologias documentais, julgue os itens que se seguem.

A temperatura, a umidade, o tipo de papel e a tinta utilizada para escrever no documento são fatores importantes para sua conservação e preservação.

Livro, álbum e folheto correspondem ao conceito de

Atenção: Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que possam produzir os mesmos efeitos legais dos documentos originais, responda às questões de números 56 e 57.

Quanto à cromia, recomenda-se

De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, a “ingenuidade documental” designa

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística e das tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item a seguir.

A microfilmagem pode ser aplicada nos arquivos por algumas razões, sendo uma delas a de servir como instrumento de consulta, com o objetivo de preservar o original.

Em relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item que se segue.

O registro de documentos de arquivo, que consiste na extração de metadados para controle, é realizado na entrada dos documentos na instituição.

Os documentos de arquivo passam por fases distintas de arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida. Essas fases são estabelecidas de acordo com a vigência administrativa, a frequência de consulta e outros critérios determinados pela organização. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta todas as fases do ciclo de vida dos documentos.

Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item. 

O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em arquivos correntes.

Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item. 

Uma das formas de aquisição é a emulação.  

No contexto organizacional, os setores de arquivo e de protocolo executam atividades típicas no que se refere aos documentos. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma das atividades inerentes ao protocolo.

Maria trabalha no setor de protocolo de uma organização, onde exerce as atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, expedição e controle de tramitação de documentos. Ao receber um documento de caráter confidencial, Maria deve, para proceder de maneira correta, conhecer a classificação de documentos quanto à natureza do assunto e aos respectivos graus de sigilo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Os procedimentos de arquivo e protocolo, tanto físicos quanto digitais, são particulares para cada empresa privada ou pública. Não existe um padrão para todas as organizações, de forma que cada empresa adota o que considera mais adequado, estabelecendo seu próprio padrão. Porém o que é comum são os estágios de evolução dos arquivos. De acordo com as alternativas a seguir marque a opção correta sobre a evolução dos arquivos.

A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.

É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos

Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa proporcionar a facilidade de guarda e pesquisa. No trabalho secretarial, os métodos de uso mais comuns são: Alfabético, Geográfico, Numérico (simples, cronológico, decimal...) e por Assuntos. Analise as afirmativas.

I. Método Alfabético – Consiste na organização do material tendo por base o nome de uma pessoa ou empresa, constante do documento ou material que será registrado (neste caso o nome passa a ser o elemento principal de classificação) e depois colocado em sequência alfabética.

II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação.

III. Método por Assuntos – Sua aplicação requer planejamento prévio. Também conhecido por método específico, é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo.

IV. Método Geográfico – Este método de arquivamento é do sistema direto, pois a consulta é feita diretamente no arquivo. É muito utilizado nos casos de empresas que mantêm correspondência com filiais e ainda para firmas que trabalham com reembolso postal, transporte de cargas e mercadorias etc.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

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