Atenção: Considere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em 14 de agosto de 2018, para responder às questões de números 25 e 26.
A filiação a sindicato é considerada
A respeito de armazenamento, acondicionamento, preservação, conservação e tipologias documentais, julgue os itens que se seguem.
A temperatura, a umidade, o tipo de papel e a tinta utilizada para escrever no documento são fatores importantes para sua conservação e preservação.
Livro, álbum e folheto correspondem ao conceito de
Atenção: Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que possam produzir os mesmos efeitos legais dos documentos originais, responda às questões de números 56 e 57.
Quanto à cromia, recomenda-se
De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, a “ingenuidade documental” designa
Acerca dos princípios e conceitos da arquivística e das tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item a seguir.
A microfilmagem pode ser aplicada nos arquivos por algumas razões, sendo uma delas a de servir como instrumento de consulta, com o objetivo de preservar o original.
Em relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item que se segue.
O registro de documentos de arquivo, que consiste na extração de metadados para controle, é realizado na entrada dos documentos na instituição.
Os documentos de arquivo passam por fases distintas de arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida. Essas fases são estabelecidas de acordo com a vigência administrativa, a frequência de consulta e outros critérios determinados pela organização. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta todas as fases do ciclo de vida dos documentos.
Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item.
O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em arquivos correntes.
Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item.
Uma das formas de aquisição é a emulação.
No contexto organizacional, os setores de arquivo e de protocolo executam atividades típicas no que se refere aos documentos. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma das atividades inerentes ao protocolo.
Maria trabalha no setor de protocolo de uma organização, onde exerce as atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, expedição e controle de tramitação de documentos. Ao receber um documento de caráter confidencial, Maria deve, para proceder de maneira correta, conhecer a classificação de documentos quanto à natureza do assunto e aos respectivos graus de sigilo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Os procedimentos de arquivo e protocolo, tanto físicos quanto digitais, são particulares para cada empresa privada ou pública. Não existe um padrão para todas as organizações, de forma que cada empresa adota o que considera mais adequado, estabelecendo seu próprio padrão. Porém o que é comum são os estágios de evolução dos arquivos. De acordo com as alternativas a seguir marque a opção correta sobre a evolução dos arquivos.
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos
Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa proporcionar a facilidade de guarda e pesquisa. No trabalho secretarial, os métodos de uso mais comuns são: Alfabético, Geográfico, Numérico (simples, cronológico, decimal...) e por Assuntos. Analise as afirmativas.
I. Método Alfabético – Consiste na organização do material tendo por base o nome de uma pessoa ou empresa, constante do documento ou material que será registrado (neste caso o nome passa a ser o elemento principal de classificação) e depois colocado em sequência alfabética.
II. Método Numérico – Nesta modalidade de arquivamento, a consulta é indireta, pois há necessidade de se recorrer a um índice auxiliar alfabético que remeterá ao número sob o qual a informação foi arquivada. O Método Numérico pode ser simples, cronológico e por indexação.
III. Método por Assuntos – Sua aplicação requer planejamento prévio. Também conhecido por método específico, é um dos mais perfeitos métodos de arquivamento, pois é o único a recuperar os documentos segundo o seu conteúdo.
IV. Método Geográfico – Este método de arquivamento é do sistema direto, pois a consulta é feita diretamente no arquivo. É muito utilizado nos casos de empresas que mantêm correspondência com filiais e ainda para firmas que trabalham com reembolso postal, transporte de cargas e mercadorias etc.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.