O artigo primeiro da Lei n. 12.527/ 11 afirma que qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso às informações aos órgãos e entidades, por qualquer meio legitimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
Caso não seja possível aos órgãos e entidades concederem o acesso imediato à informação, assinale a afirmativa que indica o procedimento a ser adotado.
Leia com atenção o fragmento a seguir.
Os documentos _____, considerando o pequeno espaço _____ que ocupam, não são objeto das preocupações imediatas das atividades _____.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas.
Assinale a afirmativa que apresenta o conceito correto de arquivo.
Na preservação de documentos arquivísticos, deve-se considerar
O plano de emergência é o esquema que
A respeito da ordenação dos documentos, assinale a opção correta.
Os documentos de uma instituição que são arquivados
podem ser classificados de acordo com o seu ciclo de
vida.
O arquivo de uma instituição classificado como corrente é
aquele que tem o conjunto de documentos
Para cada fase do arquivo, existem formas de tratamento, organização e conservação específicas. Nesse sentido, conforme a abrangência de atuação, os arquivos que ficam junto aos órgãos operacionais são conhecidos como
Acerca do tratamento, guarda e recuperação de documentos, julgue os próximos itens.
Os documentos que já cumpriram o prazo previamente determinado de permanência no arquivo corrente devem ser automaticamente eliminados.
Com relação à análise e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem.
O reconhecimento da espécie documental é um elemento fundamental para a correta classificação de um documento de arquivo.
Com base em conceitos de arquivologia, julgue os itens seguintes.
Quando aplicado aos documentos, o princípio de respeito aos fundos origina o centro de documentação de uma instituição.
Julgue os itens, relativos a arquivologia.
Compete ao Arquivo Nacional definir as normas gerais e estabelecer as diretrizes para o Sistema Nacional de Arquivos bem como promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados.
Julgue os itens, relativos a arquivologia.
Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.
Conforme dispõe a Lei n.º 12.527/11, agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação ensejará ao agente público que praticar a conduta ilícita a pena de,
Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A expedição dos documentos de arquivo deve ser precedida do registro dessas informações.