O arquivamento é uma tarefa arquivística muito importante,
pois mais importante do que guardar (arquivar) é achar
rapidamente (recuperar as informações) no momento
desejado. Para se alcançar tais objetivos são utilizados vários
métodos de arquivamento, determinados pela natureza dos
documentos a serem arquivados e pela estrutura da
entidade. O método alfabético é utilizado desde que 0
elemento principal a ser considerado seja o nome. O
arquivamento de nomes obedece a regras de alfabetação.
Com relação às regras de alfabetação, assinale a alternativa
incorreta.
Considerando a gestão de documentos e suas fases básicas, assinale a alternativa correta.
Os documentos de arquivo se apresentam nas mais variadas espécies, formatos, formas e gêneros. Relacione
as naturezas dos documentos de arquivo, na coluna da esquerda, com sua respectiva definição,
na coluna da direita.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Com relação à organização de documentos, considere as afirmativas a seguir.
I.A padronização dos métodos na organização e identificação de documentos evita esforços redobrados e agiliza a localização da informação no contexto do Sistema de Arquivos.
II.O acondicionamento adequado dos documentos protege-os contra danos físicos e condições ambientais adversas.
III.A organização de documentos é o instrumento de registro e controle dos documentos enviados ao Arquivo Geral para guarda intermediária.
IV.A organização de documentos é a representação gráfica (o map de uma instituição.
Assinale a alternativa correta.
Com relação ao acesso à informação no Brasil, os
agentes envolvidos e as suas funções, analise as
assertivas abaixo.
I. O Conselho Nacional de Arquivos e o Ministério da
Ciência e Tecnologia são igualmente responsáveis
pela ampliação da disponibilidade de instrumentos
de pesquisa documental na Internet.
II. O Conselho Nacional de Arquivos é o principal
responsável pela elaboração e divulgação de
manuais sobre estudos de usuários em arquivos.
III. A ampliação da capacidade tecnológica dos arquivos
públicos e privados brasileiros cabe ao Arquivo
Nacional, ao Banco Mundial e a eventuais
contribuidores do setor privado.
É correto o que se afirma em
Sobre a arquivística e a história do acesso à informação
no Brasil, assinale a alternativa correta
Com relação ao histórico de arquivos e ao acesso à
informação, analise as assertivas abaixo.
I. Os critérios para a escolha de documentos históricos
arquivísticos, no Brasil, ainda depende,
majoritariamente, de questões técnicas.
II. Na América Latina, em especial no Brasil, as
limitações nos arquivos públicos e no uso social das
informações neles contidas refletem problemas em
sua trajetória política, administrativa, social e
econômica.
III. Na América Latina, a institucionalização dos
arquivos deu-se através de um processo à parte da
formação de seus Estados nacionais modernos.
É correto o que se afirma em
Correlacione a coluna A, contendo termos utilizados pela
arquivística, à coluna B, contendo seus respectivos
significados e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
Coluna A
1- Atividade-fim.
2- Atividade-meio.
3- Ordenação.
4- Vigência.
Coluna B
( ) Qualidade pela qual permanecem efetivos e válidos
os encargos e disposições contidos nos
documentos.
( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a
efeito para auxiliar e viabilizar o desempenho de
suas atribuições específicas e que resulta na
acumulação de documentos de caráter instrumental
e acessório.
( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a
efeito para o desempenho de suas atribuições
específicas e que resulta na acumulação de
documentos de caráter substantivo para o seu
funcionamento.
( ) Disposição dos documentos de uma série, a partir
de elemento convencionado para sua recuperação.
Acerca da preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, analise as assertivas abaixo.
I. O acondicionamento, etapa que antecede a
higienização, demanda a escolha de proteção
adequada a cada suporte.
II. A conservação preventiva, quando eficaz, pode fazer
com que a restauração seja desnecessária.
III. Um dos princípios que deve reger os processos de
preservação, conservação e restauro é o da
reversibilidade. Isto é: toda ação realizada sobre o
documento deve ser reversível.
É correto o que se afirma em
De acordo com a Portaria Normativa n. 05/02, da Secretaria de Logística e Informação/MP, assinale a alternativa que apresenta a definição de “desmembramento de processo”.
Um arquivista trabalha em uma empresa que concentra os papéis de vários órgãos, sem, no entanto, misturá-los. Apesar de esses papéis já terem ultrapassado seu prazo de validade jurídico-administrativa, ainda podem ser utilizados pelos órgãos produtores. Essa utilização ainda é possível porque os arquivos são de
Sabe-se que a concepção de arquivos como reservatório de provas destinado a proteger direitos e privilégios de reis existia desde o século XII, com a restauração do Direito Romano. A partir do desenvolvimento dos poderes da autoridade central, depósitos de arquivos são constituídos, visando ao desenvolvimento administrativo de governos e Estados. Já no final do século XVI, os soberanos sentiram a necessidade de centralizar seus próprios arquivos em um único local, tendo essa concepção de arquivo vigorado até o século XVIII. Com a Revolução Francesa, no entanto, cria-se a primeira rede de arquivos da Era Moderna, consagrando assim o princípio de os arquivos serem
Analisando os documentos de um arquivo, a comissão de avaliação encontra um instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes. A comissão de avaliação identifica, então, que se trata de uma Tabela de
A maioria das instituições públicas e privadas utiliza o correio eletrônico para a comunicação interna e externa, evitando trâmites burocráticos e ampliando a velocidade de transmissão. O grande volume de mensagens trocadas, no entanto, ocasiona o esgotamento do espaço das caixas postais de correios eletrônicos. Assim, constantemente, as mensagens mais antigas são apagadas, ignorando-se que muitas mensagens se constituem em documentos arquivísticos que devem ser submetidos a uma política de gestão arquivística de documentos da Instituição. Por esse motivo, o CONARQ, por meio da Resolução nº 36/2012, dá diretrizes para a gestão arquivística de correio eletrônico corporativo de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Dentre os aspectos tratados, destaca-se o que diz respeito ao(s) seguinte(s) item(ns):
Um cidadão brasileiro, baseado na Lei de Acesso à Informação, solicita informações sobre o planejamento orçamentário para o ano de 2013 a um órgão da Administração Pública. Pelo serviço de busca da informação, o órgão público demandado pode cobrar pela(o)