A operação que conduz os documentos ao local de arquivamento permanente é conhecida como
Para Paes ( 2008 ), as atividades dos arquivos correntes distribuem-se em cinco dimensões distintas, a saber:
Segundo Fonseca ( 2005 ), o marco fundador ou inaugural da disciplina arquivística foi em:
O setor responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos documentos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento, é denominado arquivo:
Alguns documentos são comuns nos arquivos de primeira idade, e o arquivista tem de reconhecer que as reproduções dos documentos obtidas a partir dos originais são identificadas como
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Um fundo fechado pode receber documentos, ainda que as atividades da sua instituição de origem tenham se encerrado.
Considerando as políticas públicas de arquivo, julgue os próximos itens relativos à legislação arquivística.
Os documentos intermediários são aqueles que não possuem uso corrente nas entidades produtoras e aguardam a eliminação ou a transferência para guarda permanente.
A respeito de sistemas e redes de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
A análise ou a elaboração de planos de classificação de arquivos correntes por membros do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) poderão ser subsidiadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de suas câmaras técnicas.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de documentos.
A destinação final de documentos estabelecida na tabela de temporalidade que é atribuída à série documental é uma das possibilidades apresentadas na literatura arquivística.
A propósito do diagnóstico da situação arquivística e da realidade arquivística brasileiras, julgue os itens que se seguem.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas instituições arquivísticas brasileiras, estão as limitações de recursos humanos e materiais.
Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
O plano de destinação de documentos de arquivo é o instrumento de classificação utilizado para os documentos de guarda permanente.
No que diz respeito à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
A avaliação funcional privilegia o valor informativo dos documentos.
No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, o estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação. O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística brasileira. Os termos geralmente adotados pela comunidade arquivística brasileira consideram que _________________ é uma comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas (cartas, cartões-postais, ofícios, memorandos, bilhetes, telegramas), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
As razões que diferenciam os documentos de arquivo dos demais são apresentadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
As alternativas a seguir apresentam fatores extrínsecos da deterioração dos documentos, à exceção de uma. Assinale-a.