Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, julgue os itens que se seguem.
Fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras fazem parte do gênero documental conhecido como iconográfico.
Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de documentos.
Ordenação consiste na disposição dos documentos dentro de uma unidade de classificação, sendo a cronológica um de seus tipos.
Julgue os próximos itens, acerca da preservação e conservação de documentos de arquivo.
Desinfestação, limpeza ou higienização e alisamento são reconhecidos como atividades de conservação.
As informações consideradas ultrassecretas pela Lei
de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) têm
prazo máximo de sigilo, contado da data de sua
produção, de:
Arquivo é um conjunto de documentos, organicamente acumulados, produzidos ou recebidos por pessoa física e instituições públicas ou privadas, em decorrência do exercício de atividade específica, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza do documento.
Identifique, a seguir, qual não é a função do arquivo.
Para se trabalhar em um arquivo, entender a terminologia é fundamental, pois otimiza o desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, se um arquivista informar ao técnico de arquivo que os documentos administrativos destituídos de valor para a guarda definitiva foram destruídos, arquivisticamente ele está-se referindo a que tipo de procedimento?
A 1ª Conferência Nacional de Arquivos, promovida pelo Ministério da Justiça, em dezembro de 2011, buscou abrir o debate em torno de questões arquivísticas com o tema “Por uma política nacional de arquivos”. Com relação ao Eixo I da conferência – Regime Jurídico dos Arquivos no Brasil e a Lei n. 8.159, destacamos algumas das propostas apresentadas, à exceção de uma. Assinale–a.
Leia o fragmento a seguir.
A noção de documento arquivístico, como fonte de prova de evidência, advém da fonte _______.
Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento.
Sobre a natureza da entidade produtora, os arquivos classificam– se em:
A Comissão Mista de Reavaliação de Informações decidirá, no âmbito da administração pública federal, sobre o tratamento e a classificação de informações sigilosas. Essa Comissão tem competência para:
A incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, quando passará a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento, é denominada
Na norma geral internacional de descrição arquivística – ISAD (G), adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, (1999) é considerado como elemento de descrição o código de referência, que contém três elementos: o código do detentor ou outro identificador específico de localização, o código específico de referência local e o código
Sobre os critérios usados para definir um organismo produtor de um fundo de arquivo, analise os itens a seguir.
I. A existência jurídica resultante de um ato.
II. As atribuições específicas estáveis e legais.
III. Posição hierárquica definida com exatidão.
IV. Ser intransferível de acordo com a legislação.
V. Estabelecer se o fundo é aberto ou fechado.
Estão corretos apenas os itens
O valor de um documento está baseado em fatores como data de produção, conteúdo, uso, circunstância de criação, assinatura ou selos nele existentes. Esse valor é chamado de
As três idades documentais caracterizam o ciclo de vida dos documentos. Com base nesse princípio, indique a alternativa que reúne documentos da fase permanente.