O ciclo vital dos documentos compreende as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Sobre o ciclo vital e suas idades, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A ação de recolhimento consiste na passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário, onde aguardarão destinação final. ( ) A teoria das três idades, também conhecida como ciclo vital dos documentos, ganhou expressão a partir da explosão documental pós-Segunda Guerra Mundial. ( ) A transferência é a ação de condução dos documentos ao arquivo permanente. ( ) O recolhimento dos documentos do arquivo corrente para o permanente, assim como ocorre do intermediário para o permanente, é feito por meio da listagem de recolhimento. Assinale a sequência correta.
O guia é instrumento de pesquisa utilizado nos arquivos permanentes. NÃO é uma característica do guia:
Qual é o instrumento de gestão capaz de oferecer, no âmbito de uma instituição, dados sobre estrutura, funcionamento, quantidade e estado físico dos documentos?
O arquivista é responsável pelo planejamento, estabelecimento de políticas e conhecimento técnico relativo às atividades de preservação e conservação de documentos arquivísticos. Considerando a preservação e a conservação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Levando em consideração que, em um acervo, são seguidos os critérios de preservação e conservação de documentos, será observada
O Código de Deontologia do Conselho Internacional de Arquivos, em seu segundo item, dispõe que os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, desse modo, o princípio da
São considerados documentos intermediários os que,
A Revolução Francesa foi marco importante na história da Arquivologia porque, entre outros avanços, propiciou
O ambiente em que ocorre a ação registrada no documento tem hoje contornos bastante alargados. Quando se trata das normas internas que regulam a produção, a tramitação, o uso e o arquivamento dos documentos da instituição, temos o chamado contexto
Os planos de classificação nos arquivos correntes devem refletir
Para além de suas funções básicas, e visando os cidadãos da comunidade a que pertence, um arquivo público pode realizar ações complementares de difusão cultural, como
Os catálogos
Atenção: Para responder às questões de números 55 a 58, considere as informações abaixo.
O e-ARQ Brasil − modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivista de documentos estabeleceu metadados para uma série de entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.
Quanto ao status, o documento pode ser
Em relação a sistemas e redes de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
A elaboração do código de classificação é de responsabilidade dos órgãos setoriais do sistema de gestão de documentos de arquivo (SIGA).
No que concerne às funções arquivísticas relativas a difusão, aquisição e avaliação, julgue os itens seguintes.
A dação de documentos está incluída na função arquivística de aquisição, a qual contempla a entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.