Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística do Arquivo Nacional (2005), assinale a alternativa CORRETA referente à definição de Arquivologia:

Sobre o Código de Identificação que permite a ordenação ou localização das unidades de arquivamento, assinale a alternativa CORRETA:

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), espécie documental consiste na divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais:

Todas as proposições abaixo se relacionam às reflexões desenvolvidas por Duranti sobre o conceito de documento arquivístico, EXCETO:

Leia o texto abaixo.

Hamilton é arquivista e trabalha no arquivo intermediário de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Em dezembro de 2015, Hamilton recebeu no arquivo intermediário os seguintes documentos:

- O projeto de pesquisa, original, proposto por um professor do Departamento de Sociologia e Antropologia, produzido em março de 2013, com o seguinte despacho: “O projeto foi executado entre 10/03/2013 e encerrado em 27/11/2015".

- Uma pasta contendo os resultados e as avaliações parciais, originais, dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas, referentes ao ano letivo de 2014, com a seguinte despacho: “Informações incluídas no relatório final".

- As folhas de ponto, originais, dos bolsistas de iniciação científica de um projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, referentes ao ano letivo de 2010.

- As fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, originais, produzidas no segundo semestre de 2015.

Considerando-se essas informações, a terminologia arquivística e o trecho da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentado abaixo.

Analise os quatro procedimentos a seguir.

I. Hamilton deve efetuar a transferência do projeto de pesquisa do professor do Departamento de Sociologia e Antropologia ao arquivo intermediário, onde irá permanecer até novembro de 2018, quando, então, deverá ser recolhido ao arquivo permanente.

II. Hamilton deve devolver a pasta contendo os resultados e as avaliações parciais dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas ao arquivo corrente da unidade, onde deverá permanecer até 2019, quando, então, deverá ser transferida ao arquivo intermediário.

III. Hamilton não deve efetuar a transferência das folhas de ponto dos bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até 2062, quando, então, poderão ser eliminadas.

IV. Hamilton não deve efetivar a transferência das fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até o segundo semestre de 2020, quando poderão ser eliminadas.

Está(ão) CORRETO(S):

Todas as opções a seguir são específicas à denominada área de contextualização da Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE, publicada em 2006, EXCETO:

A publicação do Arquivo Nacional, Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais (2014), no item Preservação de Acervos Documentais, define os aspectos que devem ser contemplados na elaboração de uma política de preservação visando garantir a salvaguarda do patrimônio documental. São aspectos a serem contemplados nessa política de preservação, exceto:

Leia o texto abaixo.

A respeito do planejamento da construção ou adaptação de edifícios destinados a abrigar arquivos, analise as afirmativas abaixo.

I. Os depósitos para armazenamento dos documentos devem estar isolados das áreas de circulação de público; ter portas corta-fogo; e ter área máxima de 400 m².

II. Os materiais usados para construção e revestimento devem ser escolhidos por suas características de durabilidade, isolamento de calor e umidade.

III. As áreas e serviços destinados ao atendimento do público e de trabalho dos técnicos também devem respeitar as recomendações quanto ao emprego de materiais que não representem risco de incêndio ou outros acidentes.

Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Rondinelli (2013) afirma que de acordo com a diplomática, a credibilidade de um documento arquivístico digital está diretamente vinculada a três conceitos básicos: acurácia, confiabilidade e autenticidade. Partindo dessa afirmativa, estabeleça a relação correta entre as colunas abaixo. 1- Acurácia 2- Autenticidade 3- Confiabilidade ( ) Preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez, e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo. ( ) Grau ao qual dados, informações, documentos e documentos arquivísticos são precisos, corretos, verdadeiros, livres de erros ou distorções, ou pertinentes ao assunto. ( ) Credibilidade de um documento arquivístico como uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere e é estabelecida pelo exame da completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua criação. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Leia o texto a seguir.

Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I. Regimento e contrato são exemplos de gênero.

II. Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.

III. Documento digital, documento eletrônico e documento textual são espécies documentais.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O método geográfico de organização dos documentos é o do

sistema direto, que deve ser utilizado quando a procedência ou

o local for o principal elemento a ser considerado na busca de

um documento.

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir

Uma justificativa para se conservarem os documentos na

unidade de trabalho ou na instituição é o poder de prova que

eles podem apresentar.

Imagine que foi encontrado em um depósito de uma Prefeitura Municipal uma quantidade imensa de documentos amarrados, soltos, em sacos plásticos e sem nenhuma ordem. Como teremos certeza de que são documentos de arquivo?

A respeito da gestão de documentos e do acesso à informação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o acesso a

dados contidos em documento classificado como reservado

poderá ser restringido por até cinco anos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282