Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
O registro de documentos é uma atividade de responsabilidade
do arquivo permanente.
O arquivamento de documentos tem vários métodos. Aquele método que é utilizado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto denomina-se:
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. A correspondência recebida será entregue no protocolo
de cada órgão ou entidade da Administração Pública
Federal para posterior distribuição.
II. Nenhuma correspondência poderá permanecer por
mais de 24h nos protocolos, salvo aquelas recebidas às
sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos.
Independente da Instituição em que se deseje trabalhar e do tipo de arquivo no qual se encontra este setor, deve-se, primeiramente, conhecer a empresa, identificando os diversos setores e a hierarquia, objetivando determinar os tipos de documentos e seu fluxo processual na organização. Neste contexto, o desenvolvimento deste reconhecimento está dividido em três fases, que são
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de
18/11/2011), a divulgação de informações de interesse coletivo
ou geral, que não tratem de execução orçamentária e financeira,
por órgãos públicos através de sítios oficiais da rede mundial de
computadores (Internet), é obrigatória, com exceção para:
Considerando a Lei n.º 12.527/2011 — Lei de Acesso à Informação
(LAI) —, assinale a opção correta.
O arquivamento de um documento na fase corrente envolve várias rotinas. Ao se solicitar ao Auxiliar de Atendimento que proceda à leitura do último despacho, verificando se, de fato, o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma rotina de trâmite preestabelecida – pois nem sempre os documentos são encaminhados ao arquivo com a finalidade de serem arquivados, mas de serem anexados ou apensados a outros ou, simplesmente, de fornecerem uma informação –, ele está pondo em prática qual destas rotinas?
Qual nome é dado ao arquivo que possui “em seu conjunto, documentos que são consultados de modo frequente”?
Na gestão de documentos, estes devem ser arquivados de forma correta; mas, para que isto ocorra, uma rotina necessárias é:
Os documentos de arquivo de uma entidade são produzidos para cumprir uma determinada finalidade.
Se os documentos a serem ordenados forem relatórios anuais de atividades da organização empresarial, eles são organizados:
A Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, conhecida popularmente como Lei de Acesso à informação, tem como diretrizes os princípios de publicidade máxima da administração pública, sendo o sigilo a exceção. Neste sentido, marque a assertiva INCORRETA.
A tabela de temporalidade é fundamental para controlar o volume da massa documental nas instituições. Deste modo, marque a alternativa que NÃO representa uma das etapas necessárias na Avaliação de Documentos.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o “ato de liberar os documentos sigilosos para a consulta”, denomina-se:
O Assentamento Funcional Digital – AFD, é considerado documento arquivístico e deverá observar as orientações emanadas do Arquivo Nacional. De acordo com a Portaria Normativa nº 04, de 10 Março de 2016 do Ministério do Planejamento que criou o AFD, são estabelecidas as seguintes disposições:
I – Os documentos incluídos no processo de digitalização deverão ser repostos nas pastas funcionais físicas na mesma posição em que se encontravam anteriormente.
II – O legado atual dos documentos funcionais deverá ser digitalizado e disponibilizado em pastas funcionais, a partir da coleta, recepção e devolução de pastas ou de arquivos digitais.
III – Os órgãos e entidades deverão estabelecer procedimentos de preservação e guarda dos documentos constantes dos assentamentos funcionais físicos.
IV – A digitalização do legado não poderá ser realizada com o auxílio de serviços de terceiros, sendo vetados aos órgãos ou entidades a contratação de serviços terceirizados de digitalização de documentos.
Estão corretas apenas as afirmações contidas nos itens:
Sobre os Arquivos Permanentes e as atividades que nesta fase devem ser executadas é INCORRETO afi rmar: