Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos

de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O método de arquivamento decimal é aplicado quando a

documentação é dividida em classes, conforme os assuntos,

partindo-se do gênero para a espécie e desta para os detalhes

da documentação.

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir

Os mapas e as plantas arquitetônicas ou de engenharia

compõem o arquivo da instituição.

A respeito de conceitos e princípios da arquivologia, julgue os itens que se seguem

A operação de transferência dos documentos do arquivo

corrente para o arquivo intermediário denomina-se

recolhimento.

A organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho.

Essas etapas são: 

Os tipos de arquivos relacionam-se à frequência do uso ou consulta e são denominados:
1) ativo.
2) morto.
3) inativo.
4) temporário.
5) permanente.
Estão corretas, apenas:

O método mais simples de evitar a sujidade, agente de deterioração que mais afeta os documentos, é a remoção do pó e das demais sujidades a seco. Esse método é denominado:

São classificados como iconográficos os seguintes documentos:
1) fitas de áudio magnéticas.
2) manuscritos.
3) impressos.
4) gravuras.
5) figuras.
Estão corretos, apenas:

A fase do processo de documentação que envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, que implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente, é denominada:

[...] todos têm direito a receber dos órgãos públicos

informações de seu interesse particular, ou de interesse

coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob

pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo

seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Constituição Federal, art. 5º, XXXII

Sabendo que a Lei nº 12.527/2011 estabeleceu

procedimento para acesso às informações previstas no

referido texto constitucional, assinale a alternativa incorreta.

O arquivo intermediário é aquele que guarda os documentos que, mesmo não sendo de uso frequente pelos setores que os produziram, podem ainda ser solicitados para tratar de assuntos que guardam relação com seu conteúdo. Sobre ele, leia as afirmativas.
I. Nessa fase, não há mais a necessidade de os mesmos serem conservados próximos ao setor que os utiliza, uma vez que a frequência de uso já é bastante reduzida.
II. Por uma questão de economia, é normal a criação de arquivos intermediários em locais afastados dos grandes centros das cidades, de forma a armazenar um grande número de documentos a um custo bastante reduzido.
III. Os documentos encaminhados aos arquivos intermediários permanecem como propriedade exclusiva do setor que os enviou, ou seja, o acesso é restrito a esse setor, que conserva os direitos sobre os mesmos.
Pode-se afirmar que:

Os documentos devem ser guardados dentro de pastas ou caixas. O arquivamento por nomes segue 13 regras, chamadas alfabetação. Seguindo essas regras, como os nomes Rogério Castelo Azul, Camilo São Bernardo, Ronaldo de Alencar, Juan Lopez Diaz, Ornar Saad serão arquivados?

Um setor de arquivo precisa organizar os documentos das

seguintes pessoas: 1) Luiz Fernando Duarte Monte Claro;

2) João Marcus Villa-Lobos; 3) Carlos Eduardo Santo Amaro;

4) Lucia Maria de Almeida; 5) Arlindo Moreira Filho.

Considerando-se que são respeitadas, rigorosamente, as

regras de alfabetação, como ficam organizados tais documentos?

A respeito das técnicas de organização de arquivos, julgue os itens subsequentes.

Os arquivos são classificados em institucionais, pessoais ou

familiares.

Acerca de gestão de documentos aplicada aos arquivos

governamentais, julgue os itens seguintes.

Difusão é função típica do arquivo intermediário.

Com relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os

próximos itens.

O princípio da proveniência define as estratégias de avaliação

dos documentos de arquivo, mas tem pouca repercussão na

classificação desses documentos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282