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Muito utilizado nas políticas públicas de arquivo, o mecanismo pelo qual determinados órgãos da administração, desprovidos de autonomia para impor normas e procedimentos a entidades que não estão subordinadas a eles, é conhecido como

O instituto da delegação de competências foi sempre empregado pela administração estatal no Brasil, seja pelo número insuficiente e pouco especializado de agentes públicos, em tempos passados, seja pela vontade política de descentralização, mais recentemente. Os documentos acumulados por uma empresa de direito privado, encarregada da prestação de serviços de iluminação de uma cidade ou de uma região, constituem, do ponto de vista legal,

A representação a respeito de fato delituoso, acompanhada de documentos que supostamente o comprovam, forma

Quando um instrumento de pesquisa incorpora as possibilidades que a internet apresenta, entre as quais a de aderir a padrões compartilhados e promover a existência de comunidades virtuais, deve ser chamado, de acordo com Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, de

Quanto às rotinas de arquivamento de documentos, leia o seguinte enunciado e assinale a opção a qual corresponde:

Consiste na verificação de cada documento quanto ao seu destino, pois este pode chegar ao arquivo por diversos motivos, para arquivamento, para solicitar informação, para verificar a existência de antecedentes, etc.

Constituído de documentos em curso ou frequentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, na tomada de decisões das instituições/administrações_Estamos falando de

Os métodos de arquivamento são responsáveis pelo (a)

Dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências:

Cidadão se dirige até a Prefeitura Municipal de Bituruna para protocolar um documento. O servidor público responsável por esta função deve seguir, rigorosamente, as normas vigentes para a conferência e efetivo recebimento da documentação. Em se tratando de protocolo de documentos junto ao Poder Público, está Incorreta a assertiva:

Considerando a Lei nº 12.527, de Acesso à Informação, preencha os parênteses com V para verdadeiro ou F para falso.

Constitui conduta ilícita que enseja responsabilidade do agente público:

( ) recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei; retardar deliberadamente o seu fornecimento; ou fornecer informação de forma correta, completa ou precisa.

( ) agir sem dolo ou com boa-fé na análise das solicitações de acesso à informação.

( ) divulgar ou permitir a divulgação ou acessar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou informação pessoal.

( ) impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro, ou para fins de ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem.

( ) destruir ou subtrair, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, na ordem em que se apresentam.

Com relação ao arquivamento, considere os seguintes itens:

1.Organização interna da empresa.

2.Exigência legal.

3.Preservação da memória da instituição.

São razões de existência de arquivos:

A avaliação documental permite a definição dos prazos de guarda corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos, tendo por base seus valores

A normalização da gestão documental tem como foco garantir o desenvolvimento de um processo organizado e eficiente que controle a produção, a utilização e a eliminação da informação como prova das atividades de determinada instituição. A primeira destas normas internacionais, que assume por completo a cultura da qualidade total, tem origem em estudos da norma australiana AS 4390:1996 e foi publicada em 2001, com diretrizes básicas de boas práticas de gestão documental, que constituíram um dos fundamentos para a construção da norma E-ARQ Brasil.

A norma de gestão integral dos sistemas de arquivos, dos arquivos e dos documentos de arquivos referida é a

Em relação à diplomática contemporânea, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) Um documento arquivístico digital é codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistemas computacionais.

( ) As partes constituintes do documento arquivístico digital restringem-se a forma documental, anotações, contexto e componentes digitais.

( ) Um documento digital é tido como detentor de forma fixa e conteúdo estável quando sua apresentação na tela do computador é sempre a mesma.

( ) A credibilidade de um documento arquivístico digital é diretamente vinculada a três conceitos básicos: acurácia, confiabilidade e autenticidade.

A sequência correta é

Em relação às funções arquivísticas, considere as afirmativas a seguir.

I → A avaliação dos documentos refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão.

II → A aquisição contempla a entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.

III → Classificação é a sequência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo.

IV → A descrição torna os documentos acessíveis e promove sua consulta mediante publicações, exposições, conferências, serviços educativos e outras atividades.

Está(ão) correta(s)

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