Considerando as características dos documentos, relacione os termos da coluna 1 com os
conceitos da coluna 2 e assinale a alternativa CORRETA.
COLUNA 1
(1) Espécie
(2) Forma
(3) Gênero
(4) Tipo documental
(5) Suporte
COLUNA 2
( ) Configuração do estágio de preparação e do modo de transmissão de documentos.
( ) Configuração que assume uma espécie, de acordo com a atividade que a gerou.
( ) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição estrutural e a
natureza das informações nele contidas.
( ) Configuração da materialidade sob a qual as informações são registradas.
( ) Configuração que assume um documento, de acordo com o sistema de signos utilizados na
comunicação de seu conteúdo.
Indique a afirmativa INCORRETA, segundo a Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011.
A subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de uma coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto, diz respeito ao conceito de:
No que diz respeito aos métodos de arquivamento, analise as proposições a seguir.
I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na
classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois
depende de interpretação dos documentos sob análise.
II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos
constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da
pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto.
III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos
números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento.
IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma
variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para
facilitar o arquivamento e a localização dos documentos.
V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética,
respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as
respectivas letras.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Preencha a lacuna segundo corresponda:
________________ é formado por uma coleção de registros lógicos, cada um deles representando um objeto ou entidade.
O conjunto de procedimentos por que passam os documentos de arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação, é denominado:
A ciência que encontra seu objeto de estudo nos processos relativos à produção, organização, transmissão e disseminação, utilizando-se de aportes interdisciplinares oriundos de outras áreas, como a História, a Arquivologia e a Comunicação, é denominada de:
Lopes (2009) propõe aos profissionais da informação arquivística a adesão dos usos de metodologias ancoradas nas práticas científicas consagradas. Entre essas propostas, inclui-se:
A avaliação de documentos arquivísticos deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada. A avaliação consiste fundamentalmente em:
Em um repositório digital para documentos arquivísticos, o tratamento tem de ser capaz de organizar e recuperar os documentos, de forma a manter a relação orgânica entre eles. Nesse sentido, deve abranger:
A descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de suas subdivisões, que toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de classificação, é intitulada:
O Centro de Informação, Documentação e Arquivo é o órgão responsável por socializar as informações gerais da Universidade Federal de Goiás e gerir a documentação arquivística para fins de pesquisa retrospectiva, promovendo a preservação e a transmissão da memória institucional. Para tanto, dentro de sua estrutura organizacional, mantém a Casa da Memória em parceria com a Justiça Federal, realizando exposições e outros eventos. Esta função arquivística denomina-se:
De acordo com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, os dados devem ser representados em meio digital e
O arquivo que detém sob sua custódia documentos resultantes da experiência humana em um campo específico, independente da forma física de seus documentos, é o arquivo:
O controle dos documentos nos órgãos públicos é uma atividade essencial. Primeiro para evitar que documentos públicos sejam extraviados e também para permitir a localização de forma rápida e eficiente. Suponha que processos para autorização de construção civil da Prefeitura (Alvará) sejam mantidos em pastas suspensas e onde cada pasta contém o endereço completo, como nome do logradouro e número de um imóvel. O Ente Público utiliza esta metodologia para manter um histórico de cada imóvel cadastrado. Neste caso, a melhor forma de arquivamento para assegurar o objetivo pretendido seria: