A atividade do protocolo responsável pela distribuição e redistribuição dos documentos numa empresa/órgão corresponde a
O método de arquivamento Alfanumérico é constituído sequencialmente de
Em relação aos métodos de arquivamento, assinale a alternativa CORRETA:

Esse Sistema está relacionado a qual princípio constitucional da Administração Pública?
Os métodos de arquivamento dividem-se em duas classes (métodos básicos e métodos padronizados) e integram dois grandes sistemas resultando três sistemas de arquivamento. Qual dos sistemas, a seguir, utilizam-se de instrumentos de pesquisa na recuperação do documento, como índice ou um código?
A teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso pela entidade produtora e com a identificação de seus valores primário e secundário é a
O órgão responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração é o
Em relação a arquivos, há vários métodos de organização existentes. O método usado quando se deseja ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição recebe o nome de:
A classificação de documentos de um arquivo é uma atividade rotineira na gestão municipal. Assinale a alternativa correta quanto à classificação desses documentos, de acordo com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
Quanto ao Arquivo, assinale a alternativa CORRETA.
A forma de interação entre a sociedade e o Poder Público decorre, principalmente, através do setor de protocolo. Neste departamento é possível que um cidadão apresente documentos solicitados ou simplesmente requeira serviços ou informações. Sobre o protocolo, assinale a única alternativa que apresenta uma informação correta:
No que tange às nomenclaturas que orientam a organização de um arquivo, pode-se afirmar corretamente que
Segundo Schellenberg, a Revolução Francesa foi um marco histórico importante para a
Arquivologia, pois
I. Criou uma administração Nacional e independente dos arquivos.
II. Foram destruídos muitos documentos sem relevância, diminuindo a massa documental.
III. Reconheceu a responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos.
IV. Estabeleceu a teoria das três idades.
V. Proclamou o princípio de acesso do público aos arquivos.
Está INCORRETO o que se afirma em
Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir.
I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio
de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem
documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração
pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização,
preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em
Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em três fases: