Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A atividade do protocolo responsável pela distribuição e redistribuição dos documentos numa empresa/órgão corresponde a

O método de arquivamento Alfanumérico é constituído sequencialmente de

Em relação aos métodos de arquivamento, assinale a alternativa CORRETA:

Esse Sistema está relacionado a qual princípio constitucional da Administração Pública?

Os métodos de arquivamento dividem-se em duas classes (métodos básicos e métodos padronizados) e integram dois grandes sistemas resultando três sistemas de arquivamento. Qual dos sistemas, a seguir, utilizam-se de instrumentos de pesquisa na recuperação do documento, como índice ou um código?

A teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso pela entidade produtora e com a identificação de seus valores primário e secundário é a

O órgão responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração é o

Em relação a arquivos, há vários métodos de organização existentes. O método usado quando se deseja ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição recebe o nome de:

A classificação de documentos de um arquivo é uma atividade rotineira na gestão municipal. Assinale a alternativa correta quanto à classificação desses documentos, de acordo com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Quanto ao Arquivo, assinale a alternativa CORRETA.

A forma de interação entre a sociedade e o Poder Público decorre, principalmente, através do setor de protocolo. Neste departamento é possível que um cidadão apresente documentos solicitados ou simplesmente requeira serviços ou informações. Sobre o protocolo, assinale a única alternativa que apresenta uma informação correta:

No que tange às nomenclaturas que orientam a organização de um arquivo, pode-se afirmar corretamente que

Segundo Schellenberg, a Revolução Francesa foi um marco histórico importante para a Arquivologia, pois
I. Criou uma administração Nacional e independente dos arquivos.
II. Foram destruídos muitos documentos sem relevância, diminuindo a massa documental.
III. Reconheceu a responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos.
IV. Estabeleceu a teoria das três idades.
V. Proclamou o princípio de acesso do público aos arquivos.
Está INCORRETO o que se afirma em

Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir. I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização, preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em

Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em três fases:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282