Com relação à preservação, à conservação, à triagem, à eliminação e à digitalização de documentos, julgue o próximo item.
Na fragmentação de documentos sigilosos, recomenda-se que os fragmentos sejam colocados em sacos plásticos distintos ou espalhados em várias lixeiras para dificultar sua recuperação.
A documentação pode ter diferentes naturezas em função de sua organização, utilidade e finalidade. Assinale a alternativa que INCORRETAMENTE trata deste assunto.
O arquivamento eletrônico de informações não dispensa o conhecimento dos métodos tradicionais de classificação. Deve-se conhecer os métodos para propor soluções apropriados. Sobre o tema responda a questão.
Sobre os diversos métodos de arquivamento que foram desenvolvidos através dos anos, pelo mundo, é possível afirmar, EXCETO:
Os acervos são extremamente importantes no serviço público. De acordo com Lodolini (1984), os que são formados por acervos de cinco a 15-20 anos, ainda sob a guarda dos órgãos que os produziram e com a mesma vigilância, são
Refere-se ao ato de dispor em arquivos, estantes, pastas, caixas etc. os conjuntos documentais hierarquizados em fundos e suas subdivisões. Trata-se da
É o conjunto de documentos de uso frequente, normalmente mantidos com seus produtores, com valor administrativo, legal e fiscal. De que tipo de documentos estamos nos referindo?
O princípio que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente é princípio do(da)
O mandamento constitucional de transparência na Administração pública e amplo acesso à informação é a diretriz condutora do regramento estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Nesse diapasão, a premissa adotada pelo referido diploma é a da publicidade de dados e informações, admitindo, contudo, algumas EXCEÇÕES, entre as quais:
A determinação segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas, é definida como princípio da:
A respeito dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.
Uma das características básicas do arquivo é que o significado do acervo documental não depende da relação que os documentos tenham entre si.
Julgue o item subsequente, relativo à preservação dos documentos e às tipologias documentais.
Os caracteres externos do tipo documental são o código da série, o destinatário e a tramitação.
A respeito de arquivologia, julgue o item seguinte.
A estabilidade química do material e sua resistência aos agentes de degradação são fundamentais para o acondicionamento dos documentos de arquivo.
Qual é o procedimento posterior ao recebimento do documento no protocolo?
Na fase corrente, justificam-se a guarda e a organização dos documentos de arquivo pelos objetivos
A Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Analise as afirmações referentes à gestão de documentos apresentadas abaixo e, em seguida, marque a alternativa em que são indicadas apenas as afirmações corretas.
I. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
II. Os documentos públicos são identificados como correntes, intermitentes e provisórios.
III. A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
IV. Ficará sujeito apenas à responsabilidade administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados como de interesse público e social.