São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
A Lei nº 12.527/2011 Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) estabelece que, no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, o interessado poderá interpor recurso contra a decisão, no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência, dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada. Negado o acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer
Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112.
A gestão de documentos, reconhecida inclusive na legislação arquivística brasileira, visa garantir que os arquivos sejam instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e elementos de prova e informação.
No processo de avaliação, o valor primário atribuído aos documentos está associado
Do ponto de vista documental, um relatório de prestação de contas é exemplo de
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a legislação arquivística brasileira, o conceito das três idades documentais é um meio de dar sentido à massa documental acumulada pelas organizações.
No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e
preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.
Evitar a perfuração e o uso de elementos metálicos é uma medida preventiva importante para a conservação de documentos de valor permanente.
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A classificação de documentos de arquivo é realizada a partir de um instrumento específico para essa tarefa denominado tabela de temporalidade.
No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A gestão de documentos é uma condição necessária para a restauração de documentos de arquivo.
A respeito da legislação arquivística, julgue os itens subsequentes.
Os documentos de valor permanente são inalienáveis, mas prescritíveis.
O termo arquivo tem vários conceitos. Arquivo pode ser definido como a Instituição ou órgão administrativo responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Arquivo também representa o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela instituição (órgãos públicos, instituições de caráter público ou entidades privadas, ou ainda pessoa física) no curso de sua atividade, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos e que foram preservados para servirem como fonte de informação para a execução de suas atividades. Analise as seguintes atividades:
I. Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na entidade.
II. Avaliar, selecionar e formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido seu prazo de arquivamento.
III. Atender ao fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.
IV. Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.
V. Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.
Retratam as atividades dos serviços de arquivo:
Quando os documentos repousam em posição perpendicular à da prateleira de uma estante, tem-se o chamado armazenamento
A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.
A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.
Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de
Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de