No cerne da gestão de documentos e arquivos, é interessante estar atento a algumas questões fundamentais. Quanto à gestão de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
O Protocolo do Sistema de Arquivo da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso é responsável pelo recebimento, registro, controle da tramitação e expedição de documentos dentro da instituição. A coluna da esquerda apresenta rotinas desenvolvidas nos Arquivos Correntes e a da direita, setores de atividades onde essas rotinas são desenvolvidas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Os arquivos permanentes são aqueles que custodiam os documentos no seu último ciclo de vida, aqueles que perderam sua serventia administrativa, mas que pelo seu valor secundário não podem ser destruídos. No contexto arquivístico, esse tipo de arquivo também é conhecido como:
A difusão cultural, em arquivos, tem como objetivo a implementação de um programa sistemático visando aproximar o público em geral, com o intuito de dar acesso à informação e fomentar a criação de conhecimentos. Nesse contexto, qual das afirmações abaixo, não se enquadra nessa perspectiva.
Assinale as atividades inerentes ao arquivo permanente.
O enunciado "[...] o conjunto de premissas, decisões e ações - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais, em nome do interesse social - que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, científico, cultural, tecnológico etc.) relativos à produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada" refere-se à:
De acordo com a lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, está INCORRETO o que se afirma em:
A representação a respeito de fato delituoso, acompanhada de documentos que supostamente o comprovam, forma
Quando um instrumento de pesquisa incorpora as possibilidades que a internet apresenta, entre as quais a de aderir a padrões compartilhados e promover a existência de comunidades virtuais, deve ser chamado, de acordo com Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, de
Com relação ao arquivamento, considere os seguintes itens:
1.Organização interna da empresa.
2.Exigência legal.
3.Preservação da memória da instituição.
São razões de existência de arquivos:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (SESP) iniciou a implementação de um suporte tecnológico que possibilita o monitoramento e o combate ao crime no estado, por meio de um banco de dados com 10.000 (dez mil) fotografias de criminosos. Em investigação, a Perícia Oficial e Investigação Técnica (POLITEC) identificou três impressões digitais de prováveis suspeitos na cena do crime. O Papiloscopista, ao verificar o sistema de banco de dados, notou que esse sistema utiliza o método alfabético para armazenamento de dados. A respeito do arquivamento nesse método dos nomes desses prováveis suspeitos, assinale a alternativa correta.
Segundo Jardim (1987), a gestão documental perpassa por três etapas distintas: primeiramente pela _______________ , que envolve o desenvolvimento e/ou padronização dos documentos da instituição. Posteriormente, pela_______________ e_________________, caracterizadas pelo controle do fluxo documental e sua preservação. Por fim a __________________ , responsável pelo desenvolvimento do "sistema" de avaliação documental, o qual determina quais documentos possuem valores permanentes. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. ( ) Registro e distribuição ( ) Expedição ( ) Arquivamento ( ) Recebimento
Segundo a ISAD(G ), a área de contextualização é composta por:
A resolução 13 do CONARQ dispõe sobre a construção de arquivos e de websites de instituições arquivísticas. Para monitorar a sua utilização, sugere-se a adoção de um software gerador de estatísticas de uso de websites, o qual deverá ser instalado no mesmo servidor onde o website encontra-se hospedado, gerando informações sobre:
O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159/91 e
regulamentado pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, tem como competências:
I. Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR,
visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.
II. Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao
intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.
III. Zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o
funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.
IV. Recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional
de arquivos públicos e privados.
V. Articular-se com outros órgãos do Poder Público formuladores de políticas nacionais nas
áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia, informação e informática.
Está CORRETO o que se afirma em: