De acordo com a Lei nº 12.527/2011 − Lei de Acesso à Informação,
Na fase corrente, a parte acrescida ao final de um documento para alterar, explicar ou corrigir seu conteúdo, configura
De acordo com a e-ARQ Brasil − Modelos de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, em relação ao plano de classificação adotado, o sistema
A contextualização dos documentos de arquivo supõe sempre pesquisa sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão produtor. Quando se pretende classificá-los em uma perspectiva funcional, é indispensável identificar as ações relacionadas com suas diferentes áreas de atuação. Dentre as atividades da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, pode-se mencionar o acolhi- mento às pessoas vítimas de violações; a mediação em casos de disputa de guarda de filhos; e a contestação de ações de despejo. Tais processos correspondem, respectivamente, às seguintes áreas:
Arquivo e capacidade de armazenamento são significados presentes, respectivamente, nas frases dos itens
No cerne da gestão de documentos e arquivos, é interessante estar atento a algumas questões fundamentais. Quanto à gestão de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
O Protocolo do Sistema de Arquivo da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso é responsável pelo recebimento, registro, controle da tramitação e expedição de documentos dentro da instituição. A coluna da esquerda apresenta rotinas desenvolvidas nos Arquivos Correntes e a da direita, setores de atividades onde essas rotinas são desenvolvidas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Os arquivos permanentes são aqueles que custodiam os documentos no seu último ciclo de vida, aqueles que perderam sua serventia administrativa, mas que pelo seu valor secundário não podem ser destruídos. No contexto arquivístico, esse tipo de arquivo também é conhecido como:
A difusão cultural, em arquivos, tem como objetivo a implementação de um programa sistemático visando aproximar o público em geral, com o intuito de dar acesso à informação e fomentar a criação de conhecimentos. Nesse contexto, qual das afirmações abaixo, não se enquadra nessa perspectiva.
Assinale as atividades inerentes ao arquivo permanente.
O enunciado "[...] o conjunto de premissas, decisões e ações - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais, em nome do interesse social - que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, científico, cultural, tecnológico etc.) relativos à produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada" refere-se à:
De acordo com a lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, está INCORRETO o que se afirma em:
A representação a respeito de fato delituoso, acompanhada de documentos que supostamente o comprovam, forma
Quando um instrumento de pesquisa incorpora as possibilidades que a internet apresenta, entre as quais a de aderir a padrões compartilhados e promover a existência de comunidades virtuais, deve ser chamado, de acordo com Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, de
Com relação ao arquivamento, considere os seguintes itens:
1.Organização interna da empresa.
2.Exigência legal.
3.Preservação da memória da instituição.
São razões de existência de arquivos: