Considere o organograma mostrado a seguir.
Segundo Herbert Simon, a organização pode ser entendida como um sistema de decisões, sendo a tomada de decisão uma das tarefas mais características do administrador. A literatura destaca, ainda, que as decisões podem ser tomadas tanto para solucionar problemas, como para aproveitar oportunidades.
Fixadas essas premissas gerais, emerge a conhecida categorização das decisões como “programadas” e “não programadas”, tomando por base
Um funcionário que ocupava um cargo de gerente na área comercial de uma organização dedicava boa parte do seu tempo à programação do trabalho dos subordinados e à partilha de informação com os subordinados por meio de reuniões formais. Ao ser promovido ao cargo de diretor da área, passou a dedicar a maior parte do tempo à identificação de novas oportunidades de negócios para a organização.
Os papéis desempenhados pelo funcionário como gerente e o papel desempenhado como diretor são, respectivamente:
Um gerente percebe que sua equipe está insatisfeita e desmotivada para a realização do trabalho. O gerente marcou uma reunião com os membros da equipe, para que pudessem exprimir as razões da sua desmotivação. De uma maneira geral, os membros da equipe relataram que: percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “sempre as mesmas pessoas recebem as avaliações mais altas”; valorizam, acima de tudo, a cooperação e um ambiente de trabalho amigável.
De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:
Em sua atuação nas diversas organizações, os administradores desempenham uma variedade de papéis, que podem ser agrupados em três categorias, como proposto por Minztberg: interpessoais, informacionais e decisórios. Essas três categorias abarcam, no total, dez papéis diversos.
Sobre o papel de monitor, é correto afirmar que:
São princípios fundamentais em Administração o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
No âmbito do Comportamento Organizacional, um sistema de mapeamento de perfil profissional/comportamental desenvolvido com base na metodologia DISC é denominado
O Estudo de Movimentos e Tempos de Taylor tem algumas regras práticas de economia de movimentos. Sobre algumas regras relacionadas com o local de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
Os denominados KPI (Key Performance Indicators) correspondem a indicadores de gestão de desempenho utilizados para medir ou verificar a efetividade do trabalho realizado sob diferentes perspectivas. Um deles é o “turnover”, indicador bastante utilizado
Os líderes das organizações públicas ou privadas podem apresentar diferentes estilos de liderança, vários deles identificados e classificados por autores que estudam o fenômeno.
Uma dessas classificações é aquela que diferencia a liderança transacional da transformacional, apontando que
Em relação às teorias de motivação, assinale a alternativa correta.
No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.
Como parte da gestão de conflitos, é importante que o gestor conheça a origem dos conflitos, que pode estar, por exemplo, na disputa de poder, nas resistências pessoais ou na falta de reconhecimento.
A gestão da qualidade pode ser sistematizada em alguns princípios. Eles representam um conjunto de elementos que gerarão resultados animadores para a gestão e controle de processos, para organização dos diversos setores da empresa e para produção de bens e serviços que efetivamente atendam ao que o mercado deseja.
Sobre esses princípios, assinale a alternativa incorreta.
Há algumas recomendações por meio de uma série de medidas que a empresa pode adotar para trabalhar com uma lotação mais enxuta e produtiva.
Sobre algumas dessas recomendações, assinale a alternativa incorreta.
A função planejamento dentre as básicas da Administração é caracterizada por procurar descobrir novas oportunidades, antecipar e evitar problemas, desenvolver um efetivo curso de ação, além de compreender as incertezas e os riscos das várias opções que se oferecem. Há três tipos de planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de planejamento que é realizado pelos executivos de alto nível hierárquico, é definido em um horizonte temporal abrangente e tem por propósito a sobrevivência e o crescimento da empresa, a eficiência a longo prazo.