Uma empresa do setor varejista está tendo problemas com recebimento de produtos. O tempo de espera dos caminhões dos fornecedores está muito elevado, o que acaba trazendo complicações nas negociações dos compradores da empresa com os vendedores da indústria. Eles alegam que precisam realizar outras entregas. Além disso, a espera acaba aumentando o custo de entrega da mercadoria, inviabilizando melhores negociações. O gerente da área de recebimento de mercadoria da empresa foi informado sobre a situação. Ele não sabe os motivos do atraso e deve apresentar rapidamente uma resposta para o seu diretor. Assinale a ação a ser realizada pelo gerente que melhor se ajusta à situação descrita acima.
Determinada área de uma organização é responsável pela gestão do dinheiro, voltada para os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à circulação do dinheiro. Trata-se da área:
O volume e o grau de complexidade dos departamentos responsáveis pelas compras nas empresas variam com o porte da empresa, podendo as compras ser centralizadas ou descentralizadas.
Representa uma vantagem do tipo de organização de compras descentralizada
No orçamento para o ano de 2012 da empresa XisY, foi prevista a receita de vendas de R$ 1.000.000,00 (200 motores a um preço unitário de R$ 5.000,00). Considerando a atual crise europeia, principal mercado comprador dos motores da XisY, o diretor de vendas está antecipando uma queda de 15% no número de unidades a serem comercializadas no ano da ordem. Se o preço unitário de vendas for aumentado para R$ 5.100,00, qual será, aproximadamente, o erro percentual sobre o valor orçado?
Uma empresa privada, de pequeno porte, que atua no segmento de call center, optou por conceder um benefício espontâneo aos seus colaboradores com jornada de trabalho de 4 horas. É um benefício espontâneo a(o)
Analise as características abaixo sobre organização burocrática como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
No mundo globalizado e dinâmico, é importante que os desenhos organizacionais das empresas satisfaçam algumas demandas situacionais e que tenham os recursos utilizados bem distribuídos. Há alguns fatores contingenciais que podem influenciar esse desenho. Esses fatores são
Existem muitos índices financeiros, que consistem em ferramentas de investigação e comparação das
relações entre as diferentes informações financeiras. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir,
como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
Entre diversos conceitos atribuídos às empresas destacam-se o conjunto de diversos recursos: humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, que visam através da produção e comercialização dos produtos ou serviços satisfazer as necessidades das pessoas e de outras empresas. Dadas as proposições seguintes quanto à classificação das empresas, I. Empresa mista – o Estado é majoritário, visando à prestação de serviços de utilidade pública. II. Empresa de porte pequena – possui pequeno volume de recursos e geralmente possui menos de 50 funcionários. III. Empresa secundária – produtora agrícola, mineração. IV. Empresa primária – produtora de bens industrializados ou manufaturados. V. Sociedade por quotas de responsabilidade limitada divide-se em: sociedade comercial e sociedade civil. verifica-se que estão corretas apenas
O líder deve buscar mudar de estilo de liderança de acordo com a(s) pessoa(s) com quem trabalha e não com as situações que o cotidiano empresarial impõe, principalmente porque o líder
Assinale a alternativa CORRETA. O processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos, é dominado:
Para que a empresa atinja seus objetivos temos as conhecidas funções organizacionais que são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos da organização executam. Neste sentido dentre as principais funções podemos destacar:
Analise as afirmativas: I. O relacionamento interpessoal normalmente desenvolve-se, dentre outros fatores em decorrência dos processos de interação. II. Flexibilidade de comportamento significa ter a capacidade direta e instantânea de ter reação uniforme para todo e qualquer comportamento. III. Competência interpessoal é um talento, não se desenvolve, apenas eventualmente é treinável. IV. As Relações Humanas tratam também do comportamento conhecido como intrapessoal. É correto afirmar que:
Em relação às funções administrativas, assinale a alternativa correta.
Sobre permissão de serviços públicos, assinale a alternativa correta.