De acordo com a técnica de análise SWOT, constitui exemplo de ameaça
Para o Management de Marketing e Comunicação, a Reputação Corporativa (RC) se tornou um dos principais ativos intangíveis da empresa, uma verdadeira “tábua de salvação” empresarial. Pesquisa da Global Awareness Tracking, 2005, da Accenture, aponta que a RC é a terceira maior preocupação de 61% dos executivos de empresas em oito dos países mais desenvolvidos do mundo, e o risco reputacional é a primeira ameaça ao valor das empresas no mercado. Frombun e Rindova (2005) apresentam a RC como uma “representação coletiva das ações e dos resultados de uma organização, por meio da qual se demonstra sua habilidade em gerar valores para os múltiplos stakeholders”. (Adaptado de: ALMEIDA, A. L. C. Reputação organizacional: a importância de parâmetros para o seu gerenciamento. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. ano 2, nº 2, 1º sem. 2005.) Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.
A Comunicação Organizacional (CO ) deve ser entendida como uma estratégia que compreende as formas de comunicação disponíveis na organização para o relacionamento e a interação com seus públicos. Para Kunsch, (1995 ) a CO permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante a opinião pública”. Para Rego (1986 ), “a CO deve ser conduzida por uma coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, políticas, normas, métodos, processos, canais, fluxos, níveis, programas, planos e projetos, apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional”. Dessa forma, a CO é um processo através do qual os stakeholders obtêm informações sobre a empresa e suas ações. Com base nessas assertivas, considere as afirmativas a seguir. I CO engloba as estratégias, as Relações Públicas, o Marketing Corporativo, a Propaganda Corporativa, a Comunicação Institucional e todas as atividades de comunicação dirigidas aos públicos com os quais a organização tem interesses. II CO são as atividades estratégicas da Comunicação que buscam informar o público tanto interno quanto externo de uma organização, melhorando assim seu relacionamento e tornando-o conhecedor das suas políticas e ações. III CO são as diferentes atividades estratégicas que buscam formatar o público interno de uma Organização, melhorando sua produção e tornando-o merecedor das suas políticas e ações. IV CO são ações estratégicas da Propaganda e do Marketing que visam aumentar a carteira de clientes potenciais e que permitam o Marketing de Consentimento, fazendo assim a Organização melhorar seu faturamento. Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre a Gestão da Qualidade Total.
As reuniões são essenciais para definir metas e objetivos empresariais, compartilhar a responsabilidade das decisões, incentivar a comunhão de ideias, alimentar informações sobre 0 "negócio", entre outros objetivos. O sucesso de uma reunião depende de três fases: Elaboração/preparação da reunião; condução da reunião; e avaliação de seus resultados. Das tarefas enumeradas, qual não faz parte da elaboração/preparação da reunião?
Muitas empresas e corporações que agregam profissionais possuem um Código de Ética, que regula a atividade profissional. Em geral, um Código de Ética Profissional regula os direitos e deveres dos profissionais que atuam no ramo de atividade abrangido pelo Código, prevendo punições para aqueles que cometerem faltas previstas no referido documento. As seguintes afirmações estão corretas, com exceção de uma. Qual?
Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais ou intencionais.
Existem várias formas de se recrutar pessoas para vagas de trabalho, dentre elas o recrutamento interno,
o recrutamento externo e o recrutamento misto.
Analisando essas modalidade de recrutamento, assinale a alternativa correta.
Quando a comunicação mal se estabelece ou não se realiza entre as pessoas que estão juntas, ou em grupos, dizemos que há
As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos. As funções mais importantes de qualquer organização são:
Atenção: As questões de números 41 e 42 contêm duas afirmações.
Assinale na Folha de Respostas:
(A) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
justifica a primeira.
(B) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
não justifica a primeira.
(C) Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é
falsa.
(D) Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) Se as duas afirmações são falsas.
Considere:
A Administração pública patrimonialista pode ser caracterizada
como uma forma histórica de administração do Estado
que, em geral, apresenta uma confusão entre o patrimônio
do soberano (rei) com o patrimônio público
PORQUE
a manutenção do poder absolutista real dependia da compra
de apoio político, junto aos outros Poderes do Estado,
em prática que modernamente ganha o qualificativo de
“fisiológica".
Toda equipe deve ter um conjunto de participantes capazes de
contribuir com habilidades e competências diferentes para o
alcance dos objetivos. Existem nove fatores de desempenho que
precisam estar presentes em toda equipe.
Assinale a alternativa que indica o fator que está relacionado com
a criação e a experimentação de novas idéias.
Com relação à terceirização, analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorre quando uma operação interna da organização é
transferida para outra que consegue fazê-la melhor e mais
barato.
II. Reduz a estrutura organizacional a fim de dotá-la de maior
agilidade e flexibilidade.
III. Focaliza o core business e os aspectos essenciais do negócio.
Assinale:
Com relação à gestão por competências, analise as afirmativas a
seguir.
I. É o processo pelo qual uma organização consciente e
sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu
acervo de conhecimento para atingir seus objetivos.
II. É o processo pelo qual uma organização gera, representa,
estoca, transfere, transforma, aplica, incorpora e protege o
conhecimento.
III. É o processo que procura substituir o levantamento de
necessidades e carências de treinamento por uma visão de
necessidades futuras do negócio.
Assinale:
O desenho da estrutura organizacional, segundo a Teoria da Contingência, requer a identificação de variáveis. A esse respeito, leia o fragmento a seguir: “As características do ambiente geral e principalmente do ambiente de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usuários, concorrentes e entidades regulamentadoras)”. O fragmento apresenta o conceito da variável