Sobre os conceitos associados à metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Com relação à departamentalização por projeto, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa:
( ) É o agrupamento de pessoas ou órgãos de acordo com suas especificidades.
( ) É o agrupamento de pessoas ou órgãos de acordo com os serviços prestados pela empresa.
( ) É o agrupamento de pessoas que trabalham em conjunto.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às etapas que devem ser seguidas na elaboração de
um manual, analise as etapas a seguir.
I. Os manuais padronizam e uniformizam o desempenho das
pessoas.
II. Os assuntos a serem abordados devem ser previamente
selecionados.
III. As normas de serviço a serem incluídos nos manuais devem
estar definidas com antecedência.
Assinale:
Uma organização cria programas para assegurar a saúde e o bem estar dos seus funcionários ou define ações e programas para ajudá-los. Com essas práticas a organização visa
A dimensão da qualidade (Garvin, 1998) que se refere à possibilidade de mau funcionamento de um produto ou de falha em um determinado período, é denominada
Segundo a teoria dos sistemas, a organização é vista como um sistema aberto porque
A Administração sempre foi rica na utilização de metáforas para representar as organizações. Dentre as principais metáforas, destacam-se as que veem as organiza- ções como máquinas, organismos e cérebros. Em relação à capacidade que as três metáforas apresentam para a compreensão da complexidade organizacional, considere as afirmativas a seguir. I – A máquina é uma metáfora promissora para se compreender a complexidade das organizações porque pode ser projetada para funcionar de um modo previsível. II – O organismo é uma metáfora promissora pare se compreender a complexidade das organizações pela sua capacidade de sobreviver e evoluir, ou seja, pela sua efi cácia. III – O cérebro é uma metáfora promissora para se compreender a complexidade das organizações pela sua capacidade de processar informações e de aprender a aprender, maior do que qualquer máquina que esse mesmo cérebro seja capaz de projetar. É correto o que se afirma em
Na análise da espiral do conhecimento, tem-se que a
Em relação ao planejamento da ação organizacional e à análise do ambiente externo, analise as seguintes afirmativas e assinale a INCORRETA. 17
Em relação à gestão do relacionamento com clientes, ao comportamento do consumidor e a
alguns conceitos de marketing, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando
corretamente a definição ao termo correspondente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à mudança e à cultura organizacional.
I. A cultura organizacional constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar
com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças,
comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas,
representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar.
II. Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação, que podem ser comparados
com um iceberg: artefatos – refere-se à primeira camada (mais fácil de decifrar) e é
representada por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros da
organização, bem como pelas atitudes visíveis das pessoas; valores compartilhados –
representam as filosofias, estratégias e objetivos; pressuposições básicas – diz respeito às
crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas
de valores e ações).
III. Mudança organizacional significa a adoção de uma nova ideia ou um novo comportamento
por uma organização. O Desenvolvimento Organizacional (DO) é o processo estruturado
para a mudança planejada dos aspectos estruturais e comportamentais nas empresas,
com a finalidade de otimizar os resultados anteriormente estabelecidos nos planos
estratégicos, táticos e operacionais.
IV. Existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações: mudanças na estrutura
organizacional – redesenho da estrutura; mudanças na tecnologia – redesenho do fluxo de
trabalho, novas máquinas e equipamentos; mudanças nos produtos ou serviços – criação
e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e mudanças nas pessoas e na cultura
organizacional – novos paradigmas culturais.
V. A resistência à mudança significa um comportamento contrário às mudanças. Geralmente,
a resistência pode ser consequência de aspectos: lógicos – coalizões políticas e desejo de
manter os colegas atuais; psicológicos – custos pessoais, interesses pessoais como o
desejo de não perder regalias; e sociológicos – falta de confiança nas outras pessoas,
necessidade de segurança e de status quo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as assertivas.
No caso de um produto popular que alcançou a maturidade no seu ciclo de vida, em um mercado heterogêneo e dinâmico, a estratégia mais adequada para retardar ou reverter a tendência ao declínio do produto no mercado é a
Considere a matriz abaixo, com as utilidades (ganhos) correspondentes
a 3 possíveis decisões (D1, D2 e D3), conforme
ocorrerem os acontecimentos A1 (menos desejável)
ou A2 (mais desejável).

O resultado da aplicação da estratégia MAXMIN, como critério
de decisão em um ambiente de muita incerteza, é
Presidente de uma empresa que desenvolve aplicativos e jogos para celulares, Fernando é reconhecido por sua habilidade especial para realizar inovações tecnológicas, por provocar mudanças na organização e por atribuir relevância às necessidades e inquietações dos liderados, ajudando-os a observar novas maneiras de lidar com os problemas organizacionais. Fernando destaca a importância da visão de futuro e o compartilhamento de valores e ideias para construir relacionamento com os liderados. A forma com que Fernando lidera a organização está associada à
A propósito da influência dos fundamentos teóricos acerca das relações humanas para a administração, assinale a alternativa correta.