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Analise as afirmativas, assinalando C para certa e E para errada.
Sobre as mudanças, pode–se afirmar:

( ) um agente de mudanças pode ser um uma pessoa de dentro ou de fora da organização.
( ) um agente de mudanças detém o papel de quem inicia a mudança e ajuda a fazê–la acontecer.
( ) durante o processo de mudança, o agente não deve se envolver com a promoção de novos valores ou comportamentos.
( ) uma mudança nas organizações refere–se às atitudes das pessoas e não aos seus valores ou comportamentos.

Analise as afirmativas abaixo, indicando C para certa e E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a sequência correta.

( ) Todas as organizações desenvolvem uma cultura.
( ) O elemento mais simples e mais explícito da cultura é a linguagem.
( ) Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.
( ) Artefatos e comportamentos são elementos da cultura que dificilmente se revelam.

Dentre as principais ferramentas utilizadas para identificar os problemas prioritários de um processo, está a de relação 20/80, isto é, 20% das causas explicam 80% dos problemas. Ela é denominada

Acerca de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.

O planejamento estratégico de uma organização compõe–se dos objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou a visibilidade da empresa no futuro, não devendo, por isso, ser elaborado conjuntamente com os planos táticos e operacionais atuais.

Caracteriza a descentralização na gestão organizacional

Ao conferir os dados estatísticos anuais referentes a um processo, o analista poderá inferir melhorias caso verifique a existência de

A motivação, entendida como um processo psicológico relacionado à hierarquia das necessidades humanas, pode ser corretamente descrita como a necessidade de

Gateways são utilizados para oferecer flexibilidade ao fluxo das atividades, tornando possível a tomada de diferentes caminhos quando do mapeamento de Processos de Negócios utilizando a notação BPMN. O gateway representado por um losango simples – ou por um losango simples ou um losango com um “X” dentro – é chamado de

As ferramentas básicas da qualidade podem ser aplicadas em muitas situações de mercado com objetivos específicos.

Uma dessas ferramentas, quando usada adequadamente, permite identificar e visuallzar as causas (ou problemas) mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre elas. Tal ferramenta é denominada:

A busca da qualidade na administração pública, com foco no cliente e uso da administração por objetivos é associada à(ao):

A teoria da motivação apresentada por Maslow indica necessidades humanas que estão organizadas e dispostas em uma hierarquia de importância e de influenciação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente as necessidades, na ordem em que devem ser satisfeitas.

Em certas companhias, normas e valores culturais enfatizam a importância de descobrir novos materiais e tecnologias, visando a desenvolvê–las em novos produtos, enquanto outras estão voltadas para a alta qualidade dos produtos. Os elementos superficiais da cultura são os principais meios pelos quais as normas e os valores culturais são comunicados de uma pessoa para outra. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa eventos especiais que celebram os mitos, heróis e símbolos.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Símbolos” representa objetos, ações ou eventos que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa um conjunto de atividades cerimoniais com propósitos predeterminados.

O tema “clima organizacional” tem ocupado, nas últimas décadas, espaço crescente na gestão de pessoas. Estudar a cultura organizacional, garantir a motivação e satisfação dos empregados e buscar um ambiente de trabalho equilibrado têm sido, por parte dos gestores, preocupação constante. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Clima organizacional refere–se às percepções comuns que os funcionários de uma organização têm com relação à empresa e ao ambiente de trabalho.
II. Um dos aspectos que se pode perceber em um clima organizacional insatisfatório é o alto índice de rotatividade dos funcionários.
III. Uma das dimensões do clima organizacional é a estrutura organizacional que, ao favorecer a liberdade de ação, prejudica o clima, pois retira do ambiente as regras, regulamentos e a autoridade tão relevantes para impor os limites de respeito interpessoal.
IV. Um dos fatores que contribui para um clima positivo é a equidade, ou seja, os funcionários percebem que os superiores são justos na sua relação com a estrutura social.

É correto o que se afirma em

A satisfação no trabalho é o quanto as pessoas gostam do seu trabalho. Existem duas abordagens ao estudo da satisfação no trabalho: a abordagem global e a abordagem de facetas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

O mundo empresarial está cada vez mais competitivo e as organizações têm que buscar diferenciais competitivos para sobreviverem. Para tanto, é crucial o investimento em pessoas. É nesse ponto que surge a gestão por competências. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As competências podem ser previstas e estruturadas de modo a estabelecer um conjunto ideal de qualificações para que a pessoa desenvolva uma performance superior em seu trabalho.
( ) A competência humana, aliada a outros recursos empresariais, dá origem e sustentação à competência organizacional.
( ) Core competence é a capacidade organizacional de combinar, misturar e integrar recursos, produtos e serviços, de maneira a se colocar de forma competitiva no mercado.
( ) As competências do tipo Diferenciais são as que não estão ligadas a atividade–fim da organização e podem ser repassadas a fontes externas.
( ) As competências do tipo Básicas são aquelas identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio.

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