Os componentes de uma estrutura organizacional têm seus
sistemas de responsabilidades constituídos por departamentalização,
linha e assessoria e especialização do trabalho,
que são representados graficamente através de um
organograma. Sobre os critérios de departamentalização,
analise.
I.A departamentalização funcional tem como uma desvantagem
a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à
alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando
ainda que ideias novas não sejam aproveitadas.
II.A departamentalização por processo surgiu como uma
forma intermediária entre dois tipos de departamentalização,
a funcional e por projetos, reduzindo as desvantagens
de cada uma e procurando usufruir as vantagens
dos respectivos tipos.
III.Uma empresa para atender a sua realidade pode
estabelecer uma departamentalização baseada no crité-
rio de diferenciação e na integração de suas atividades.
Está(ão ) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )
A administração estratégica é um processo contínuo.
A qualquer momento um fato novo pode comprometer
a realização dos objetivos e provocar redefinições.
Os sistemas internos assim como o ambiente, são
dinâmicos e propõem desafios constantemente. Pontos
fortes e fracos surgem e evoluem exigindo intervenção
da administração, originando ou exercendo diferentes
tipos de estratégia. Sobre o tema, leia as sentenças e
assinale a alternativa incorreta:
Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna."___________ é o processo de definir a relação desejada da organização com seu ambiente. Processo de definir objetivos."
Um grupo é um conjunto de pessoas que compartilha
alguma característica, como um objetivo, um interesse,
um comportamento ou uma localização. Dentro de
uma empresa, as equipes são grupos organizados que
visam atingir um objetivo comum. Baseado no tema,
leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. O desempenho de uma pessoa depende apenas de sua
competência, motivação e da forma como o trabalho
está organizado. Os processos sociais que ocorrem nos
grupos dos quais ela participa influenciam apenas no
seu convívio social dentro da empresa.
II. A clareza de objetivos é uma condição essencial para a
eficácia do trabalho de um grupo. Sem objetivos claros,
os integrantes do grupo ficam sem saber para onde ir e
o esforço se perde.
III. Coesão é o resultado do desejo de cada integrante
de permanecer no grupo, defendê-lo e continuar
trabalhando com as mesmas pessoas. Os integrantes
percebem-se como parte de um conjunto e têm interesse
em continuar assim.
A organização como um todo, é um sistema complexo que precisa ser integrado de forma a encorajar os subsistemas a trabalhar juntos o mais eficiente e eficazmente possível. Para tal pode-se fazer uso do DO- Desenvolvimento Organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. Desenvolvimento Organizacional é um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comporta mentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.
II. O DO se centra na mudança casual, em oposição ao processo de mudança planejada que eventualmente as organizações experimentam.
III. DO é um processo de mudança planejada, visando alcançar determinada condição.
De acordo com Chiavenato (2011., ambiente, pessoa, estrutura
e tarefas são, respectivamente, enfoques principais de quais
teorias da administração?
o nível administrativo conhecido como administração de cúpula ou alta administração, cuja área de eficácia envolve as
decisões sobre fins, a definição dos objetivos da organização e o planejamento estratégico, denomina–se Administração
De acordo com Chiavenato (200), a cultura organizacional,
pode ser comparada a um iceberg, em que, na parte superior,
acima do nível da água, estão os aspectos visíveis e superficiais
que são publicamente observáveis, como as normas
formais que são orientadas para os aspectos operacionais e
de tarefas cotidianas. Na parte submersa, estão os aspectos
invisíveis e profundos, orientados para os aspectos sociais
e psicológicos, como as normas informais e não escritas que
orientam o comportamento dos membros da organização. Assinale
a opção que apresenta uma característica que corresponde
aos aspectos informais e ocultos de uma Organização.
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
Promover a adaptação da organização, nos seus ambientes interno e externo, é uma das funções da cultura organizacional
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito do BSC (balanced scorecard).
A finalidade do BSC é promover um alinhamento e controle estratégico da gestão na organização como um todo; devido a sua complexidade, é aplicado apenas em organizações de médio e grande porte.
Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue os itens a seguir.
A Teoria das Relações Humanas é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que seu foco são as pessoas, e não as tarefas.
Tradicionalmente, quando os produtos logísticos são dirigidos a indivíduos ou organizações que os utilizam para produzir outros produtos ou serviços, são classificados como:
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
Deming, um dos principais autores da escola da qualidade nas organizações, definiu como essencial o fim da dependência da inspeção em massa.
A respeito das funções da administração e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações, são considerados os níveis de controle estratégico, operacional e administrativo. No controle administrativo, o foco recai sobre as atividades e o consumo de recursos.