O atual cenário econômico vem impondo às empresas, públicas e privadas, grandes desafios para manter sua sustentabilidade. Ocorre que, quando se trata de uma sociedade de economia mista, existem algumas limitações de ordem institucional para o enfrentamento de tais desafios, dentre elas,
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), de acordo com o Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967
Assinale a alternativa correta sobre a identificação dos efeitos perversos da gestão de pessoas a serem evitados.
A cultura organizacional é moldada pelas experiências comuns dos membros da organização, e a maioria das organizações desenvolve culturas únicas ao longo do tempo através da prática e uso comum. Essas experiências incluem os itens relacionados abaixo, exceto o que está na alternativa.
Segundo Matias-Pereira (2012), o Estado tem função explícita de planejamento. O planejamento governamental, portanto, além de um instrumento da ação pública, deve ser visto como uma imposição constitucional. Para esse autor, sobre planejamento governamental, é INCORRETO afirmar que
Os indivíduos, no mundo contemporâneo, vivem sob a égide da denominada sociedade tecnológica ou do conhecimento. As transformações que estão em curso também estão refletindo na ética, que começa a apresentar algumas características específicas, não mais apoiadas apenas na obediência obrigatória à moral que orientou a era moderna.
Sobre a influência da tecnologia na ética e nas relações entre indivíduos, de acordo com Matias-Pereira (2012) assinale a alternativa CORRETA.
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
Julgue os itens seguintes, acerca de gestão da qualidade e gestão de processos.
Eliminar o medo de agir no trabalho, para que todos possam
trabalhar eficazmente para a empresa, é um dos princípios do
método Deming.
As organizações buscam o aumento da produtividade, análise de custos e fundamentam-se na estrutura de informações, entre outros fatores, para buscar o retorno do capital investido. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
A Tomada de Decisão envolvendo a opinião de toda a equipe de trabalho é uma característica que tem sido observada cada vez mais nas organizações. Para o desenvolvimento desta característica de Tomada de Decisão é necessário que o líder possua um estilo de liderança específico. O estilo de liderança necessária é o:
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
Qual das alternativas abaixo melhor explica as diferenças entre Estratégia e Planejamento Estratégico: