Julgue os próximos itens, a respeito de administração geral e postura profissional.
Nas organizações, um dos papéis do líder é motivar seus
subordinados e isso ele alcança exercendo habilidades
interpessoais.
Quais são os requisitos básicos para um bom atendimento?
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O aprender a aprender, uma competência necessária para a sustentação do processo de mudança organizacional, possibilita trocas de experiência e resolução de situações problemas de forma rápida e eficiente.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
O RH assume o papel de agente de mudanças ao auxiliar a organização a identificar seus pontos fortes e fracos e propor ações que possibilitem o sucesso do processo de mudança.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.
Com relação a movimentação e captação de pessoas como
estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens
a seguir.
O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
A rotatividade de pessoas pode afetar o nível de produtividade, a continuidade e os resultados de uma empresa, haja vista o elevado custo dos processos de desligamento e admissão.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Por destinar-se à capacitação do quadro profissional da empresa, a educação corporativa é definida em projeto específico e não está incluída entre as metas do planejamento estratégico de uma instituição.
No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.
Inventário mensal do volume de materiais ou de produtos em estoque é característico de controle do tipo operacional.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.
A aplicação das diferentes metodologias de avaliação de desempenho pode apresentar falhas, na maioria das vezes decorrentes de erros e distorções cometidos pelo avaliador. Uma dessas falhas é conhecida como efeito Halo, que corresponde a