Para identificar as possíveis causas das reclamações em determinada unidade de saúde, o assistente administrativo resolveu utilizar o diagrama de causa-efeito. A partir da identificação do problema, buscam-se as causas, analisando o que se convencionou chamar de 6Ms: material, mão de obra, máquina, método, meio ambiente e:
No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue os itens subsecutivos.
Na elaboração do diagnóstico institucional de uma empresa pública, a análise interna caracteriza-se por ser restritiva e controlável e por identificar os pontos fortes e fracos da organização; a análise externa, apesar de ser ampla e estar relacionada com o conhecimento de aspectos externos à organização, ainda lida com um ambiente controlável.
Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações
Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.
Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura I.minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. II.reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. III.reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. Está correto o que se afirma APENAS em
Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador
Assinale a opção correta, a respeito de organização informal, de cultura organizacional e das características, vantagens e desvantagens da departamentalização.
Sobre a relação entre Cultura Organizacional e Clima Organizacional, é INCORRETO afirmar que:
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
Os objetivos da avaliação de desempenho, para Tachizawa e Andrade (1999), são: adequação do indivíduo ao cargo, identificação de necessidades de treinamento; promoções; incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria do relacionamento entre superior e subordinados; auto aperfeiçoamento do funcionário, estimativa do potencial de desenvolvimento dos funcionários, estímulo a produtividade, oportunidade de conhecimento dos padrões de desempenho da instituição, feedback ao próprio indivíduo avaliado e decisões sobre transferências, dispensa e progressão/ascensão funcional. Porque a avaliação de desempenho, segundo Tachizawa e Andrade (1999), pode ser considerada uma sistemática voltada para a apreciação do desempenho individual do funcionário no exercício das atribuições inerentes a seu cargo sejam em Instituições de Ensino Superior Publicas e Privadas. Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que
O governo da Índia promoveu uma discussão sobre a infraestrutura educacional do país, com o propósito de estabelecer os requisitos para a sociedade do conhecimento do ano 2020 e definir um plano de ação para a área. Para tanto, será necessário analisar o posicionamento competitivo da educação na Índia, o que foi feito com a utilização da análise SWOT. A relação de itens levantados foi a seguinte: A. Universidades bem estabelecidas; B.Falta de motivação de professores e de estudantes; C.Importância crescente dos trabalhadores do conhecimento; D.Competição de outros países, como China, Rússia, Irlanda e Filipinas; E.Educação superior pode não ser acessível a crianças pobres; F.Uso de internet para serviços e comercialização de softwares, levando alunos a criar escolas modelos na educação; G.Educação centralizada na avaliação; H.Custos aceitáveis na educação; I.Língua inglesa como meio de educação; J.Fracos vínculos entre educação e academia. (Projeto EDRKS – Resultado da análise SWOP conforme Chowdary , 1998, citado em Tarapanoff , 2001) Qual das alternativas apresenta a análise SWOT correta?
Os contratos regidos pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações, poderão, com as devidas justificativas, ser alterados unilateralmente pela Administração quando
Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens.
Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias
claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e
elevada especialização são características típicas dos modelos
orgânicos de estrutura organizacional.
Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho.
As relações de confiança entre os membros de uma unidade ou
equipe de trabalho são fundamentais para que as decisões dos
gestores e líderes sobre a estruturação do trabalho e dos
sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas sejam
aceitas pelos empregados.