Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.
Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas:
Após o estágio probatório, um servidor foi convidado a ser o novo gerente de planejamento da organização, pois sua performance nas funções administrativas foi excepcional.
Em relação à função administrativa organização, é correto afirmar que:
Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.
Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:
Uma indústria química bastante tradicional adotava departamentalização funcional, com foco no aproveitamento de economias de escala. Recentemente, a indústria passou por uma atualização da tecnologia de produção, com a compra de maquinário de última geração. A fim de explorar as vantagens econômicas da nova tecnologia do processo produtivo, uma consultoria externa foi contratada para realizar um trabalho de reengenharia e, entre outras mudanças, a indústria passou a adotar departamentalização por processo.
A departamentalização por processo tem, entre as suas desvantagens:
O desembargador de um grande órgão público contratou um gestor de projetos para planejar e implantar um novo sistema de informação para melhor gerenciamento dos processos internos.
Em relação à gestão de projetos, é correto afirmar que:
Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.
A liderança é melhor definida da seguinte forma:
Uma seguradora tem recebido muitas reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados. O gerente de qualidade da empresa quer analisar as informações dos registros de reclamações para identificar os problemas mais frequentes, de forma a priorizar as ações para melhoria dos serviços da seguradora.
Uma ferramenta adequada para isso seria:
Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.
O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:
À medida que os administradores vão ocupando cargos nos diferentes níveis organizacionais, a importância relativa das habilidades necessárias ao desempenho adequado de seus papéis vai mudando.
No nível operacional são mais relevantes as habilidades:
O diretor da área comercial de uma empresa quer que os vendedores tenham maior autonomia de decisão, como forma de responder às variadas demandas dos clientes. Ele acredita que a descentralização nas decisões dará maior rapidez na resposta aos clientes e também maior motivação aos vendedores.
No entanto, a descentralização também tem desvantagens, entre elas:
Assinale a alternativa correta.
Segundo Berg (2010), “Com a crescente globalização da economia, as pessoas estão interagindo cada vez mais umas com as outras e as empresas estão sofrendo um processo acelerado de mudanças, o que provoca maiores possibilidades de conflitos e divergências. É onde surge a necessidade de administrar conflitos".
Com relação aos conflitos no ambiente organizacional, preencha os parênteses com V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) Conflitos podem ser ocasionados por mudanças na estrutura organizacional ou escassez de recursos.
( ) É importante que todos os conflitos que surjam nas organizações sejam resolvidos da mesma maneira, utilizando-se a padronização de procedimentos.
( ) A competência para que conflitos sejam evitados é de responsabilidade exclusiva dos líderes da organização.
( ) Os resultados obtidos, após situações de conflito no ambiente organizacional, sempre serão negativos para o grupo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, na ordem em que se apresentam.
Sobre o papel da comunicação no gerenciamento de crises organizacionais, considere as seguintes afirmativas:
1.A comunicação deve ser usada para manter a imagem positiva da organização, omitindo eventuais falhas no processo que resultou na crise.
2.Gerenciar crises de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
3.Escolher pessoas que possam responder rapidamente e de maneira eficiente à gestão do problema é uma atitude proativa.
4.É uma atividade preventiva e corretiva.
Assinale a alternativa correta.
O gerente de um comércio de autopeças está organizando a logística de entrega de um pedido especial a um cliente e ordena que um de seus subordinados busque uma caixa de ferramentas que se encontra no cômodo ao lado, o que é prontamente atendido. Na situação narrada, que tipo de autoridade está sendo empregado na relação entre gerente e subordinado?
Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.
( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.
( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.
( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.
( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.