Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 296 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a empresa em função dos clientes, citado em Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho, processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que, juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos principais conceitos relacionados à gestão por processos, analise os itens abaixo:
I O foco deve estar voltado para o empreendedor.
II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas.
III O trabalho deve agregar valor.
IV Uso intensivo de tecnologias de informação.
São conceitos relacionados à gestão de processos os expostos nos itens:

A análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, o qual tem por objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas dos problemas administrativos e estudar suas soluções de forma integrada. Com relação a esse conceito, assinale a opção INCORRETA.

Cada pessoa e cada segmento da organização precisa funcionar harmonicamente, fazendo com que toda a estrutura da empresa caminhe para o mesmo objetivo.
O ideal da excelência está sintetizado no princípio de fazer bem feito da primeira vez. Com base no tema, leia as sentenças sobre o estímulo à eficiência e o controle da qualidade, e assinale a alternativa correta:

I. Alguns meios que podem prover suporte ao estímulo à eficiência operacional mas não auxiliam nem interferem no processo de obtenção da qualidade são: treinamentos, manuais internos, instruções formais.
II. O objetivo do controle interno relativo ao estímulo à eficiência operacional determina prover os meios necessários à condução das tarefas, de forma a obter entendimento, aplicação e ação tempestiva e uniforme.
III. A existência de regras e procedimentos padrões facilitam a comparação entre o previsto e o realizado e asseguram a qualidade do processo operacional como um todo.

Nas questões 22 a 25, assinale a opção correta com C e com E a errada.

Sobre gerenciamento de projetos e gerenciamento de processos, é correto afirmar:

( ) projetos são esforços temporários e processos são esforços contínuos.
( ) o gerenciamento de um projeto inicia–se pela defi nição de um plano de aquisições de bens e serviços.
( ) os processos são conjuntos de atividades encadeadas, executadas por pessoas ou máquinas para atingir um ou mais objetivos.

Um sistema de fiscalização de contratos de serviços não vem atendendo plenamente ao seu papel de controlar a execução dos acordos no nível de serviço. Isto se deve ao fato de que as áreas atendidas pela empresa contratada, que deveriam fiscalizar a execução dos critérios contratuais, não percebem o preenchimento dos documentos de controle como um processo importante do seu trabalho e tornam-se resistentes à tal participação.
O problema no controle do serviço está relacionado a

Define-se como a representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo, sua sequência lógica e de encadeamento de atividades e decisões, bem como permite a realização de análise crítica para detecção de falhas e de oportunidades de melhorias:

Criação de especificações para processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócio, de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos:

Uma empresa do setor varejista está tendo problemas com recebimento de produtos. O tempo de espera dos caminhões dos fornecedores está muito elevado, o que acaba trazendo complicações nas negociações dos compradores da empresa com os vendedores da indústria. Eles alegam que precisam realizar outras entregas. Além disso, a espera acaba aumentando o custo de entrega da mercadoria, inviabilizando melhores negociações. O gerente da área de recebimento de mercadoria da empresa foi informado sobre a situação. Ele não sabe os motivos do atraso e deve apresentar rapidamente uma resposta para o seu diretor. Assinale a ação a ser realizada pelo gerente que melhor se ajusta à situação descrita acima.

Um fluxograma é uma representação visual que utiliza simbologias para documentar um processo

organizacional. O fluxograma vertical, também chamado de folha de análise ou diagrama do processo,

destina-se à representação de rotinas simples em uma unidade empresarial específica da organização.

Diante disso, analise o exemplo de fluxograma vertical abaixo.


Com base na figura sobre o fluxo de pedido de materiais do IFRN, analise, como verdadeiras ( V ) ou

falsas ( F ), as afirmativas abaixo.


Marque a opção que apresenta a sequência correta.

É o conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraes- truturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados:

Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282