A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O número suficiente de funcionários e de habilidades, a autonomia e os sistemas de recompensas não garantem o sucesso das equipes, que depende, ainda, do investimento feito pelas organizações no suporte necessário para que essas unidades se tornem eficientes e eficazes.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.
O processo de mudança organizacional é decorrente de
muitos fatores, e a maioria deles se altera constantemente.
Esses fatores são denominados forças causadoras da
mudança e podem ter origem tanto dentro quanto fora
da organização. Assim, têm-se as Forças Internas de
Mudança e as Forças Externas de Mudança.
Analise as assertivas a seguir:
I. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários; d )
tecnologias.
II. As forças internas de mudança são compostas por: a )
objetivos; b ) políticas; c ) atividades dos funcionários;
d ) tecnologias; e) condições educacionais.
III. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) atividades dos funcionários; f )
condições econômicas.
IV. Os fatores externos de mudança são compostos por: a )
fatores políticos; b ) fatores culturais; c ) fatores sociais;
d ) fatores tecnológicos; e ) condições educacionais; f )
condições econômicas.
Estão corretas apenas as assertivas
São características de uma estrutura organizacional orientada para a gestão por processos, exceto:
Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
A responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e, como também, responsabilizarem-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Indique qual a alternativa CORRETA que representa a nova Norma de Responsabilidade Social.
Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações
Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.
Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura I.minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. II.reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. III.reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. Está correto o que se afirma APENAS em
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O aprender a aprender, uma competência necessária para a sustentação do processo de mudança organizacional, possibilita trocas de experiência e resolução de situações problemas de forma rápida e eficiente.
A ética no setor público se fundamenta no Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A respeito desta matéria, assinale a questão CORRETA:
Para a Administração Científica, a boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados. O ser humano era considerado como um ser que analisava racionalmente as diversas possibilidades de decisão, podendo assim criar e implantar os melhores sistemas. Pouco a pouco, porém, os estudos empreendidos por pesquisadores da Escola das Relações Humanas foram mostrando que o ser humano não é totalmente controlável e previsível e que, portanto, há sempre um certo grau de incerteza na gestão de pessoas. A partir dessa descrição, assinale a alternativa correta.
Todo administrador deve compreender os mecanismos básicos da motivação, sendo considerado o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por alguns tipos de motivo ou razão (MAXIMINIANO, 2011), Desta forma, assinale a opção incorreta:
As zonas de necessidades interpessoais existentes em todos os grupos de trabalho são:
Em todas as organização são necessárias duas forças em equilíbrio para assegurar o desempenho, a continuidade e a permanência no mercado. Assinale a alternativa que apresenta essas forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.